As férias de julho do Nordeste movimentou ainda mais os aeroportos. Na Paraíba, os terminais de passageiros dispararam em movimentação. De acordo com a Aena Brasil, empresa responsável pela administração dos aeroportos na Paraíba, o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, em João Pessoa, registrou 155.577 passageiros em julho de 2024, marcando um aumento de 28,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já o Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, recebeu 34.834 passageiros, um salto de 48,9% em comparação a julho de 2023.
Esses números refletem o sucesso das ações promovidas pela Secretaria Estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), que tem trabalhado em parceria com o Governo do Estado, a Secretaria de Finanças e a PBTur para fortalecer o turismo na Paraíba. O secretário Miguel Ângelo destaca a importância desse crescimento: “Este aumento significativo no número de passageiros que desembarcaram na Paraíba é o reflexo de muito trabalho de uma gestão que valoriza nossa terra, nossa cultura e nosso povo.”
Crescimento em todo o ano de 2024
Ao mesmo tempo, o crescimento não se limitou ao mês de julho. De janeiro a junho de 2024, o Aeroporto Castro Pinto recebeu 413.674 passageiros. Isso significa um aumento de 14,2% em relação ao mesmo período em 2023. Já o Aeroporto João Suassuna mais que dobrou o número de passageiros, totalizando 74.328. Isso representa um impressionante crescimento de 162,4% comparado ao ano anterior.
LEIA TAMBÉM:
– CLP: Paraíba é o estado mais competitivo do Nordeste
– Nordeste tem 9 dos 10 maiores parques eólicos do Brasil
– Estudo revela onde estão os 332 superinteligentes do Nordeste
Expansão para o Sertão Paraibano
Além do aumento no número de passageiros nos principais aeroportos, a Paraíba também avançou na integração do Sertão com outras regiões do Brasil. Em parceria com a Azul Linhas Aéreas, o Governo da Paraíba, através da Setde, lançou a nova rota Cajazeiras–Recife. Desse modo, rompendo o isolamento aéreo do Sertão paraibano. Essa nova rota transportou 377 passageiros em 2023. Esse número supera o número de embarques em cidades cearenses como Sobral, Iguatu e Crateús.