No mais recente relatório divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), foi confirmado que a Bahia mantém sua posição de destaque na produção de energia eólica no Brasil. As 312 usinas eólicas em operação ao longo do estado geraram um total de 29 mil GWh no último ano, o que é suficiente para abastecer aproximadamente 223 milhões de residências.
Esses parques eólicos estão distribuídos por 32 municípios baianos, entre os quais se destacam:
- Sento Sé
- Morro do Chapéu
- Caetité
- Campo Formoso
- Pindaí
- Gentio do Ouro
- Igaporã
- Xique-Xique
- Guanambi
- Mulungu do Morro
Estas cidades são responsáveis por quase 79% de toda a produção.
O município de Sento Sé, localizado no norte da Bahia, lidera a lista com 58 empreendimentos e uma geração acumulada de energia eólica superior a 5,7 mil GWh. Morro do Chapéu ocupa a segunda posição, com 42 empreendimentos e uma produção de 5,4 mil GWh em 2023, seguido por Campo Formoso, com 26 empreendimentos e uma geração de 3,9 mil GWh no mesmo período.
LEIA TAMBÉM:
– Estado do Nordeste dará R$ 636 milhões para o Bolsa Presença
– Capital no Nordeste recebe prêmio da ONU
– Obras de Transmissão de Energia no Nordeste vão ganhar investimentos
– Como foi a ocupação hoteleira do Nordeste durante o carnaval
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, expressou satisfação com os resultados e ressaltou o impacto positivo das energias renováveis no desenvolvimento regional. Ele destacou que a energia eólica tem proporcionado benefícios diretos às comunidades do interior, incluindo a criação de empregos locais e o aumento da renda. Além disso, mencionou os efeitos positivos da regularização fundiária, que possibilita o arrendamento das terras e contribui para o crescimento econômico das famílias.
Angelo Almeida também enfatizou que os parques eólicos estão concentrados na região semiárida da Bahia e salientou os impactos sociais e econômicos positivos decorrentes de sua implementação. Ele reconheceu o papel do governador Jerônimo Rodrigues no fortalecimento da Bahia como líder na produção de energia limpa.
A lista de municípios baianos que produzem energia eólica também inclui:
- Ibipeba
- Tanque Novo
- Tucano
- Casa Nova
- Várzea Nova
- Sobradinho
- Uibaí
- Brotas de Macaúbas
- Brumado
- Cafarnaum
- Itaguaçu da Bahia
- Bonito
- Canudos
- Iraquara
- Ourolândia
- Umburanas
- Araci
- Biritinga
- Licínio de Almeida
- Riacho de Santana
- Souto Soares
- Urandi.
REDAÇÃO com Secom BA