Neste domingo (10), o Ceará obteve a menor taxa de ausentes no segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com 24,3% de faltosos. Esse índice ficou abaixo da média nacional de 30,6%, conforme balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que o exame transcorreu de forma tranquila, sem registro de nenhuma ocorrência grave.
O presidente do Inep, Manuel Palácios, também reforçou o sucesso logístico e o compromisso do estado em manter uma estrutura de suporte aos participantes.
Solicitação de Reaplicação
Para os estudantes que enfrentaram problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, o Inep abrirá o período de solicitação de reaplicação das provas, disponível na Página do Participante, entre 11 e 15 de novembro. As provas de reaplicação ocorrerão nos dias 10 e 11 de dezembro.
O gabarito oficial e os cadernos de questões estarão disponíveis até 20 de novembro. Contudo, o resultado individual dos participantes só sairá em 13 de janeiro de 2025.
Ocorrências e Regras de Conduta
Neste segundo dia de prova, 1.925 participantes foram eliminados, principalmente por portar equipamentos eletrônicos e violar as regras de conduta, como a saída do local com o caderno de questões nos últimos 30 minutos ou ausências antes do horário permitido.
Além disso, ocorreram 1.037 ocorrências, incluindo emergências médicas, problemas de energia e abastecimento de água em alguns locais.
LEIA TAMBÉM
– Brasil terá dois feriados nos próximos dias
– Nordestinos despontam no ranking de melhores chefs do mundo
– Descubra quais as cidades mais tranquilas do Nordeste
Taxa de Faltosos no Enem 2024 por Localidade
A tabela a seguir mostra as taxas de faltosos registradas no segundo dia de provas do Enem 2024:
Localidade | Taxa de Faltosos |
---|---|
Ceará | 24,3% |
Média Nacional | 30,6% |
LEIA MAIS – Nordeste e o sucesso no Enem; tudo começa com incentivo
A menor taxa de faltosos no Ceará reflete o empenho do estado em promover o acesso ao Enem. Dessa forma, facilitando a mobilização dos estudantes para as provas.
Esse desempenho reafirma o compromisso com a educação e pode inspirar melhorias na logística para o Enem em todo o Brasil.
LEIA TAMBÉM:
– Descubra por que os estados do Nordeste são os campeões de inscritos no Enem
– Estado do Nordeste precisa de 393 mil profissionais qualificados na indústria
– Bahia vai ganhar nova Biorefinaria de etanol</a