Mais de 100 pessoas de empresas dos mais diversos segmentos participaram do evento
O que é mais importante para realização de uma transformação digital dentro de uma empresa? Se você pensou em tecnologia, errou. Segundo heads do mercado de inovação, a resposta está nas pessoas. Em uma mudança na cultura organizacional. O tema foi discutido nesta quarta, no Centro Administrativo do Complexo Industrial Portuário de Suape, em evento que reuniu mais de 100 representantes de indústrias do Complexo, empresas de vários segmentos, universidades e startups.
Abrindo o encontro, Sérgio Cavalcante, head de Inovação do grupo Cornélio Brennand, destacou fatores essenciais para tornar a transformação digital factível: focar no cliente, ouvir pensamentos divergentes, usar o design thinking, valorizar as comunicações e conexões, dar autonomia e confiar na equipe. “Transformação digital não é sobre digitalizar processos. É sobre conexões. A cultura das empresas corresponde a 75% de importância para realizar uma transformação digital. Os outros 25% correspondem à tecnologia, que é apenas o meio para que a transformação aconteça”, afirmou.
Em seguida, os fatores que envolvem a transformação digital foram debatidos em painel que teve participação da Chief Technology Officer da Fablab, Cris Lacerda, do gerente de inovação do Núcleo de Gestão do Porto Digital, Miguel Gaia, do diretor de fomento e inovação da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Jaime Alheiros e do coordenador-executivo da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Augusto Galvão.
“Em Suape, estamos realizando a transformação digital de forma contínua, implantando inovação nas áreas, mapeando desafios e encontrando as possíveis soluções digitais que podem ser desenvolvidas por startups do ecossistema de inovação do estado”, informou Brunna Lyra, assessora de Inovação de Suape. Ela convidou os participantes para o Suape Labs, programa de treinamento na área que está sendo realizado não só para colaboradores do Complexo, mas também para parceiros interessados.
Também participaram do evento representantes da Digital Strategy e do banco digital C6 Bank, apresentando cases de transformação digital e da cultura organizacional de cada empresa. Logo depois, as startups Coque Conecta, Talkative, Moodar, OnCase e Di2win fizeram pitches sobre os respectivos negócios. O intuito desse momento foi gerar relacionamento entre startups e indústrias presentes.
FONTE – SECOM PE
foto – ascom