O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaEmpresas belgas conhecem Potencial do Hidrogênio Verde do Ceará

Empresas belgas conhecem Potencial do Hidrogênio Verde do Ceará

Nesta segunda-feira (11), o Estado do Ceará recebeu uma delegação de empresários vindos da Bélgica, com o intuito de explorar novas oportunidades e fortalecer as parcerias com a região, especialmente no campo da energia renovável. Essa comitiva, que já teve a chance de visitar algumas universidades na capital, está programada para conhecer o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) na terça-feira (12).

Situação energética do estado chama a atenção de europeus

Representando o governador Elmano de Freitas, o assessor especial da Chefia de Gabinete, Nelson Martins, enfatizou a importância das parcerias neste setor em crescente ascensão. Ele ressaltou a relevância dos grandes investimentos feitos em colaboração com empresas privadas, destacando a integração entre governo, sociedade civil e empresas como fundamental.

- Continua depois da publicidade -

A cônsul-geral da Bélgica no Brasil, Caroline Mouchart, presente na delegação, expressou o interesse do país europeu em estabelecer parcerias com o Ceará. Ela agradeceu a hospitalidade recebida e destacou os laços históricos de amizade e colaboração entre a Bélgica e o Brasil, mencionando a presença de empresas belgas em setores como siderurgia e transporte de energia.

Caroline Mouchart também mencionou a transição energética e os setores de transporte sustentável como áreas de grande importância, anunciando uma grande missão econômica para o Brasil no final de 2024, com foco no Ceará.

A comitiva, composta por representantes das empresas Sarens, Jan De Nul Group e Fluxys, além de conselheiros de diversas áreas, ainda tem compromissos para cumprir durante sua visita ao Porto do Pecém na terça-feira (12).

reunião comitava belga no Ceará foto divulgação
reunião comitava belga no Ceará foto divulgação

LEIA TAMBÉM:
Ovo de Páscoa nordestino conquista a internet
Aeroporto Internacional de João Pessoa inaugura ampliação
Nordeste é destaque em ranking de capacidade financeira
Governo Federal vai ajudar oito cidades do Nordeste; entenda

A secretária das Relações Internacionais do Ceará, Roseane Medeiros, enfatizou a importância do interesse internacional voltado para o estado, especialmente no contexto da transição energética, destacando o Porto como uma grande oportunidade para investimentos.

Pelo menos 35 empresas assinaram memorandos de entendimento com o Ceará com o objetivo de produzir H2V no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza. Além desses acordos, o estado possui quatro pré-contratos assinados.

Também estiveram presentes na reunião as secretárias de Estado do Planejamento e Gestão, Sandra Machado, e da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Medeiros, além de outras autoridades.

Por que o Ceará vem atraindo investidores interessados em H2V?

  • Potencial energético: O Ceará possui um grande potencial para a geração de energia renovável, incluindo vento e solar, o que favorece o desenvolvimento de projetos relacionados ao hidrogênio verde.
  • Localização estratégica: Sua localização geográfica estratégica, com acesso facilitado ao mercado internacional, especialmente à Europa, torna o estado atrativo para investimentos em tecnologias verdes, como o hidrogênio verde.
  • Incentivos governamentais: O governo estadual oferece incentivos fiscais e políticas favoráveis para atrair investimentos em energia limpa, o que torna o Ceará um ambiente propício para projetos relacionados ao hidrogênio verde.

LEIA TAMBÉM:
Moda no Nordeste tem inovação, é sustentável e gera bilhões
Conheça cidades do Nordeste que já tiveram tremores de terra
Estado do Nordeste terá a menor taxa de juros do Brasil
Ceará é o 1º estado do Nordeste em Sustentabilidade Ambiental

  • Infraestrutura portuária: O estado conta com infraestrutura portuária moderna e eficiente, como o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, que pode ser utilizado para exportação de hidrogênio verde, facilitando a logística e a comercialização internacional.
  • Compromisso com a sustentabilidade: O Ceará demonstra um compromisso com a sustentabilidade e a redução das emissões de carbono, o que contribui para atrair investidores interessados em tecnologias limpas, como o hidrogênio verde, para a região.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Bahia publica estudo sobre Febre Oropouche em revista científica dos EUA

Técnicos da vigilância da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicaram um estudo no prestigiado periódico Emerging Infectious Diseases do Centro de...