O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaNordeste terá fábrica de aviões em Parque Aeroespacial

Nordeste terá fábrica de aviões em Parque Aeroespacial

Uma renomada empresa especializada em tecnologia aeroespacial tem planos de estabelecer uma fábrica em Salvador. A Leonardo, um dos maiores grupos industriais da Itália e do mundo, está em fase de negociações com o governo da Bahia, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), visando integrar o Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, programado para ser inaugurado até 2025 na Base Aérea de Salvador.

Conforme relatado pelo titular da Secti, André Joazeiro, o conglomerado italiano planeja realizar um investimento inicial de pelo menos R$ 100 milhões no estado, inaugurando de imediato um centro de manutenção e, a longo prazo, uma indústria voltada para a fabricação de aeronaves.

“A visão a longo prazo é a construção de uma fábrica de aviões. Inicialmente, começaremos com o centro de manutenção. Vale ressaltar que a manutenção não se resume a uma simples oficina mecânica. Exige uma formação completa, pois há uma tecnologia avançada incorporada em uma aeronave. Para realizar qualquer intervenção, é necessário possuir um conhecimento tecnológico elevado. Assim, precisaremos capacitar um grande número de profissionais para realizar a manutenção das aeronaves ATRs [modelo fabricado pela Leonardo] em todo o Brasil aqui na Bahia”, afirmou o secretário ao portal A TARDE.

- Continua depois da publicidade -

Segundo Joazeiro, o processo, até a instalação definitiva da fábrica, deverá levar de três a quatro anos a partir da abertura do Parque Tecnológico Aeroespacial, agendada para o primeiro semestre de 2025. Durante esse período, espera-se a fabricação de peças, contando com o suporte da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Senai Cimatec.

“Esta fase deverá se estender por cerca de três a quatro anos, até que se sintam confortáveis para desenvolver um projeto de aeronave totalmente novo aqui na Bahia. A ideia é que não se traga um projeto que já esteja em andamento em outro local, como na Itália ou na França, mas sim um projeto concebido na Bahia, seguindo o exemplo da Ford ao desenvolver o EcoSport aqui”, explicou Joazeiro.

LEIA TAMBÉM:
Estudante cria remédio contra dermatite com cacto do Nordeste
Quais os melhores cursos das UFs do Nordeste para concorrer no Sisu?
Petrobras vai dobrar refino em Abreu e Lima
PAC vai levar Metrô de Salvador até o Campo Grande

A Leonardo é a maior das empresas em negociação com a Secti para integrar o Parque Tecnológico Aeroespacial. Ao mesmo tempo, outras empresas de menor porte também estão em conversações com o governo da Bahia, a maioria especializada na fabricação de drones.

“Estamos em diálogo com a Speedbird, uma empresa menor, mas significativa, especializada em drones. Existe uma segunda empresa de drones sobre a qual não posso fornecer muitos detalhes devido a um acordo de confidencialidade. Inicialmente, eles optaram por não divulgar. Trata-se de um drone bastante especial, utilizando laser na produção agrícola. Uma tecnologia muito impactante”, comemorou o secretário.

Em suma, a apresentação do projeto definitivo do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia ocorrerá em 22 de maio deste ano. Antes disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá visitar Salvador nesta quinta-feira, 18, para discutir a importância desse empreendimento.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos