Os moradores da região Nordeste terão a oportunidade na noite desta terça-feira (17) e madrugada de quarta (18) de observar um eclipse parcial da Lua. O fenômeno astronômico ocorre devido ao alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua.
A princípio, a previsão é de que o espatáculos nos céus comece às 21h41 e atingirá seu ápice por volta das 23h44, segundo informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Durante o ponto máximo do eclipse, cerca de 3,5% da superfície lunar ficará escura. Dessa forma, proporcionando um belo espetáculo natural visível de qualquer lugar do Brasil.
Como observar um eclipse?
Diferente dos eclipses solares, não será necessário o uso de equipamentos especiais para acompanhar o evento.
Quem quiser ver o eclipse lunar basta olhar para o céu, desde que a Lua esteja acima do horizonte e as condições meteorológicas permitam. Moradores de regiões afetadas pelas queimadas, no entanto, podem ter dificuldades na visualização completa, já que a fumaça pode interferir na observação.
O Observatório Nacional também transmitirá o fenômeno ao vivo em seu canal oficial, ampliando o acesso para quem deseja acompanhar.
Frequência dos eclipses
Este será o segundo eclipse lunar de 2024. De acordo com Josina Nascimento, gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência do Observatório Nacional, os eclipses da Lua podem acontecer até duas vezes ao ano.
Esse tipo de eclipse ocorre sempre que o alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua está quase perfeito durante a fase de Lua cheia, permitindo que a sombra da Terra atinja parte ou toda a superfície lunar.
Eclipse Solar em Outubro
Além do eclipse lunar, outro fenômeno astronômico está marcado para acontecer em breve: um eclipse solar anular em 2 de outubro de 2024. A proximidade entre os dois fenômenos ocorre devido ao plano inclinado das órbitas da Terra e da Lua.
LEIA TAMBÉM:
– Terra do Vento: um paraíso perdido na divisa de três estados
– As lições do caso das manchas de óleo nas praias do Nordeste
– O impacto no Nordeste com a volta do horário de verão
– Paraísos do Nordeste colocam o Brasil como o melhor turismo de aventura do mundo
Segundo o Observatório Nacional, se não houvesse essa inclinação, teríamos eclipses solares em todas as luas novas e eclipses lunares em todas as luas cheias.
Esses alinhamentos raros são responsáveis por alguns dos eventos astronômicos mais fascinantes e aguardados.
Tabela: Fases e Horários do Eclipse Lunar de 17 de Setembro de 2024
Evento | Horário (BRT) |
---|---|
Início do eclipse | 21h41 |
Máximo do eclipse | 23h44 |
Fim do eclipse | 00h30 |
Cobertura da Lua | 3,5% |
LEIA MAIS – Cometa do Século trará espetáculo para o céu do Nordeste
Aproveite a oportunidade para apreciar esse fenômeno astronômico raro e fascinante, que promete ser uma experiência única para quem gosta de observar o céu.
LEIA TAMBÉM:
– Cometa do Século trará espetáculo para o céu do Nordeste
– O impacto no Nordeste com a volta do horário de verão
– Estado do Nordeste é o que mais vai crescer no Brasil em 2024