Organização e planejamento mudam tudo. Na @soeparaiba, quando nos vimos diante de um período de isolamento social rígido em 2020 e com as vendas estagnadas, a gente também perdeu o equilíbrio. Mas foi logo em março que resolvemos investir nessas duas frentes, acreditando que jardim florido é jardim que, antes, foi semeado e cuidado.
Usamos nosso tempo disponível nos preparando para a retomada. Investimos em capacitação, colocamos tudo na nuvem, digitalizamos nossos principais processos. Esse foi o primeiro passo. Aderir ao Google Drive foi fundamental para assegurar que todo nosso conteúdo estaria organizado em pastas nomeadas e numeradas, seguro e acessível tanto para mim quanto para Ellyka, a qualquer tempo, em qualquer lugar.
Foi aí que percebemos que nossos registros financeiros também precisavam de método e, então, partimos para estudar gestão administrativa e financeira para pequenos negócios. Dois cursos EAD rápidos e já tínhamos modelos de Excel para usar e novas metodologias de registro – vale ressaltar que foi muito bom alinhar o conhecimento entre nós duas, as sócias, porque ambas precisavam dominar esse tema, concorda?
Com a “casa arrumada”, atuamos para expandir os canais de aproximação com o cliente. Em agosto de 2020, lançamos a loja online da Soé – e passamos a enviar para todo Brasil – e, em outubro do mesmo ano, firmamos parcerias com lojas colaborativas. E, então, voltamos a crescer.
Depois de seis meses de vendas pingadas, em 2021, a Soé encontrou força na venda pelo Whatsapp, dedicando tempo e atenção às clientes, no pagamento facilitado e ligeiro pelo PIX – isento de tarifas, pelo menos, até agora – e no marketing digital. Esse processo repercutiu numa alta de 127% no nosso faturamento no primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período de 2020.
Parte da alta está relacionada ao lançamento da Coleção Sertão, que trouxe quatro novos produtos para o mercado.
Tudo foi produzido de casa (inclusive o ensaio fotográfico) em virtude das restrições sanitárias impostas pela pandemia. O segundo semestre de 2021 foi um divisor de águas para a Soé. Após um ciclo de capacitação e mentorias com a Power, entendemos que era preciso nos associarmos a outros segmentos para chegar a novos públicos.
Assim nasceram as collabs com as marcas “Mocinha Retrô” e “Parahyba Threads”. Em outubro do mesmo ano, lançamos a Coleção Parahyba Retrô em homenagem a três emblemáticos hotéis de João Pessoa: Hotel Globo, Parahyba Palace e Hotel Tambaú.
Este ano celebramos o retorno das feiras de economia criativa. São em eventos como este que a Soé mostra todo seu potencial. Tanto que a meta de novas clientes foi alcançada em maio – sete meses antes do prazo final, que era dezembro. No último dia 31 de maio, a Soé completou três anos no mercado. Um feito importante para um micro negócio que comercializa produtos de conexão cultural. E seguimos potentes! Acreditando que a retomada finalmente chegou!
– Ellyka Gomes e Maria Livia Cunha são jornalistas e criadoras da marca paraibana Soé.
@ellykagomes
@marialiviacunha
@soeparaiba