Dois fortes em Fernando de Noronha serão restaurados

passado-de-noronha FOTO RAFAEL KOSONISCS
passado-de-noronha FOTO RAFAEL KOSONISCS

O Governo de Pernambuco deu um passo importante para a preservação do patrimônio histórico de Fernando de Noronha ao publicar, no Diário Oficial do Estado deste sábado (15), o edital de licitação para as obras de restauração do Forte de Santo Antônio e do Forte de São Pedro do Boldró.

Obra será em  parceria com o Iphan

O projeto será conduzido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) em parceria com o governo federal, por meio do Iphan, como parte das ações do Novo PAC. O investimento previsto para a execução das obras é de R$ 15,8 milhões, provenientes do programa federal.

A governadora em exercício, Priscila Krause, destacou a importância dessas ações para a revitalização da área e o fortalecimento do turismo na região. “A conservação e a revitalização dos fortes em Fernando de Noronha são fundamentais para requalificar todo o entorno dos equipamentos. A iniciativa do Governo do Estado, em parceria com o governo federal, busca fortalecer o turismo e garantir a permanência da história nos monumentos”, afirmou.

Os fortes de Santo Antônio e São Pedro do Boldró são tombados em nível federal e são mantidos pelo Governo de Pernambuco. A parceria para a restauração foi formalizada em janeiro deste ano, quando a governadora Raquel Lyra assinou os termos de compromissos junto ao Iphan.

O Forte de Santo Antônio é considerado uma das principais atrações turísticas de Fernando de Noronha, sendo a primeira das fortificações erguidas no arquipélago. Já o Forte de São Pedro do Boldró, cuja construção começou em 1757, é conhecido por sua vista deslumbrante do arquipélago, especialmente do pôr do sol, e faz parte do Conjunto Histórico da ilha.

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, ressaltou a relevância do projeto para preservar o maior sistema de defesa do século 18 na região. “Com essas importantes ações de preservação, o Governo do Estado contribui para agregar a riqueza histórica e cultural ao contexto turístico do arquipélago, já reconhecido como Patrimônio Natural Mundial”, declarou.

Um breve histórico de Fernando de Noronha

Fotos_Weidson Carlos_Fernando_de_Noronha
Foto_Weidson Carlos_Fernando_de_Noronha

LEIA MAIS – O dia em que um estado do Nordeste virou um país

O arquipélago de Fernando de Noronha foi descoberto oficialmente em 1503, durante a expedição comandada por Américo Vespúcio, e seu nome é uma homenagem ao financiador da viagem, Fernão de Loronha. Desde então, a ilha desempenhou papéis estratégicos, especialmente durante o período colonial, quando foi fortemente fortificada para proteger o território de invasões estrangeiras. Hoje, além de seu valor histórico, Fernando de Noronha é conhecido mundialmente por suas belezas naturais e por ser um dos principais destinos turísticos do Brasil.

O projeto de conservação dos fortes abrange a identificação dos alicerces remanescentes, consolidação das estruturas, reconstituição das muralhas, implantação de circuitos acessíveis, iluminação, sinalização e museografia, além do tratamento paisagístico do entorno. A iniciativa visa não apenas preservar a história da ilha, mas também promover um turismo mais consciente e culturalmente enriquecedor para visitantes e moradores.

LEIA TAMBÉM
Concurso da ONU Turismo destaca potencial de vilas nordestinas
Jackson do Pandeiro teve fase ‘racional’ igual a Tim Maia
Nordeste tem novo tesouro arqueológico achado durante obras
Compras internacionais chegarão mais rápido ao Nordeste

 

Últimas

Concurso Unificado

CNU 2025: Inscrições terminam neste domingo

imensidão do Raso da Caratina

Raso da Catarina ganha destaque com série “Guerreiros do Sol”

velas de kite no horizonte

Barra do Cunhaú sedia Campeonato Nacional de Wing Foil em setembro

foto aerea de instalações

Nordeste recebe segundo Parque Aeroespacial do Brasil

jogadoras de flag

Festival de Flag Football agita o Recife neste sábado

Relacionadas

Concurso Unificado

CNU 2025: Inscrições terminam neste domingo

imensidão do Raso da Caratina

Raso da Catarina ganha destaque com série “Guerreiros do Sol”

velas de kite no horizonte

Barra do Cunhaú sedia Campeonato Nacional de Wing Foil em setembro

foto aerea de instalações

Nordeste recebe segundo Parque Aeroespacial do Brasil