Início » Turismo » Dix Aeroportos assume gestão dos terminais de Jericoacoara e Canoa Quebrada

Turismo

Dix Aeroportos assume gestão dos terminais de Jericoacoara e Canoa Quebrada

Dois dos destinos turísticos mais procurados do Ceará passam a ter uma nova administração aeroportuária. Antes de tudo, a Dix Aeroportos, empresa do grupo pernambucano Agemar, será a responsável pela gestão dos aeroportos de Jericoacoara ...
Redação NE9 Nordeste, da Agência NE9
24 de abril de 2025 - às 06:36
Atualizado 24 de abril de 2025 - às 06:36
3 min de leitura

Dois dos destinos turísticos mais procurados do Ceará passam a ter uma nova administração aeroportuária. Antes de tudo, a Dix Aeroportos, empresa do grupo pernambucano Agemar, será a responsável pela gestão dos aeroportos de Jericoacoara (Cruz) e Canoa Quebrada (Aracati) a partir do dia 30 de abril.

 Importância estratégica para o turismo no Ceará

A concessão foi oficializada pelo Governo do Estado do Ceará, com resultado publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 15 de abril. Como resultado, a mudança de gestão visa melhorar a eficiência operacional e ampliar a conectividade aérea dos dois principais polos turísticos do litoral cearense.

Segundo Manoel Ferreira Júnior, diretor da Dix Aeroportos, o objetivo é tornar os terminais mais modernos, atrativos e competitivos:

“Vamos trabalhar para oferecer um serviço eficiente, com mais conforto ao passageiro e atratividade para as companhias aéreas”.

 Gestão com foco na malha aérea

aeroporto de jeri foto secom ce divulgação
Aeroporto de Jeri foto secom ce divulgação

Localizados em áreas de forte apelo turístico, os aeroportos de Jericoacoara e Canoa Quebrada são portas de entrada para milhares de visitantes brasileiros e estrangeiros. A expectativa é que, sob a gestão da Dix, os terminais passem por melhorias estruturais e ampliem sua malha aérea, conectando o litoral cearense a mais destinos.

Analogamemte, a Dix já atua em importantes aeroportos nacionais, como os de Belém (PA), Macapá (AP) e o aeroporto de Fernando de Noronha (PE), além de terminais regionais em Pernambuco e São Paulo.

Malha Aérea Atual – Aeroporto de Jericoacoara (JJD – Cruz/CE)

Companhia Aérea Origem/Destino Frequência
Gol Linhas Aéreas São Paulo (Congonhas e Guarulhos) 2x por semana
Latam Airlines São Paulo (Guarulhos) 3x por semana
Voepass/Azul Conecta Fortaleza (CE) Diária
Voepass/Azul Conecta Recife (PE) 3x por semana

Malha Aérea Atual – Aeroporto de Canoa Quebrada (ARX – Aracati/CE)

Companhia Aérea Origem/Destino Frequência
Voepass Fortaleza (CE) 2x por semana
Charters e voos sazonais Diversos destinos Conforme demanda

LEIA MAIS Juazeiro retoma experiência turística com Vapor histórico

Perspectivas para os aeroportos

Assim, com a entrada da Dix Aeroportos, a expectativa do setor é de que os dois terminais recebam investimentos em infraestrutura, atendimento ao público, acessibilidade e tecnologia. Também é esperada a ampliação de rotas regulares e sazonais, sobretudo voltadas ao turismo internacional e voos diretos de grandes centros como Belo Horizonte, Brasília e Salvador.

Portanto, a nova administração representa um passo importante para o fortalecimento da cadeia turística do Ceará, potencializando a geração de empregos, aumento da receita regional e o desenvolvimento sustentável do litoral leste e oeste cearense.

LEIA TAMBÉM

 – É hora de planejar o São João: veja os destinos mais procurados no Nordeste
Renda no Nordeste cresce mais que o dobro da média nacional
Do Mar à Mesa: Como o Nordeste virou potência do Camarão
Como um produtor da Bahia quer revolucionar o cultivo de cacau