A Prefeitura de Fortaleza celebrou o Dia do Gari com festa e muitas homenagens. O evento ocorreu nesta terça-feira (16) e contou com um evento totalmente dedicado a esses profissionais.
A celebração aconteceu na sede da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) e reuniu mais de 300 pessoas entre garis e demais servidores municipais. A programação contou com apresentação da banda Integração Cidadã, formada por agentes da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), e sorteio de brindes para os trabalhadores.
Durante o evento, o titular da Seger, Ferruccio Feitosa, ressaltou os efeitos positivos do trabalho dos garis na vida de todos os cidadãos de Fortaleza. “Impacta diretamente na saúde da população fortalezense porque vocês estão lá todos os dias trabalhando em cada canto para deixar esta cidade limpa. De janeiro de 2021, início da gestão do prefeito Sarto, até março deste ano de 2023, nós limpamos, tanto capina como varrição, mais de 140 mil quilômetros, o que equivale a dar três voltas e meia ao redor da Terra. Isso se deve ao trabalho guerreiro de cada um de vocês”, enfatizou.
O secretário executivo da Seger, Arcelino Lima, também destacou o valor de celebrar o trabalho dos garis que atuam na limpeza da cidade diariamente. “Este evento do Dia do Gari é justamente para ressaltar o trabalho de vocês, que é tão importante para a cidade”, afirmou. Além disso, todos os 12 secretários regionais falaram sobre a importância de reconhecer a atuação desses profissionais.
Fortaleza conta, atualmente, com 600 servidores garis, sendo que cerca de 350 estão na ativa. Além destes, a Capital conta com o apoio de 544 profissionais do Consórcio Fortaleza Limpa, formado pelas empresas Construtora Samaria Ltda, Maciel Construções e Terraplanagem Ltda e Marquise Serviços Ambientais S/A; bem como 684 trabalhadores vinculados à empresa Ecofor Ambiental.
Além de homenagens aos servidores da Prefeitura, o evento contou com um ponto de vacinação, disponibilizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria Regional de Saúde 2 (Cores 2).
Homenagem
Representando toda a classe, a Prefeitura de Fortaleza homenageou o gari Luiz Luciesio Alves Machado, servidor público há quase 40 anos. Ele começou sua jornada no antigo Departamento de Limpeza Pública (DLP), onde trabalhou como paliador por uma década. Ele também atuou como gari, percorrendo as ruas e avenidas da cidade, garantindo que o lixo fosse recolhido de forma eficiente e que as vias públicas estivessem limpas e seguras para todos. Outra atividade desempenhada por ele foi a limpeza de canais e lagoas da cidade. Atualmente, Luiz Luciesio compõe a equipe de zeladoria da Seger.
Assim, durante a comemoração, o servidor público recebeu um certificado em que a gestão municipal reconhece e agradece pelos relevantes serviços prestados em favor da limpeza urbana da cidade. “É gratificante. Quem não gosta de ser reconhecido e homenageado em vida?”, afirma Luiz Luciesio.
A festa também teve a presença dos vereadores Cônsul do Povo e Paulo Martins, bem como dos secretários Kamyla Castro (Regional 1), Rennys Frota (Regional 2), Pedro França (Regional 3), Natália Rios (Regional 4), Moacir Soares (Regional 5), Renan Colares (Regional 6), Benigno Júnior (Regional 7), Fábio Rubens (Regional 8), Esio Feitosa (Regional 9), Ubiratan Teixeira (Regional 10), Sócrates Cabral (Regional 11) e Isaac Andrade (Regional 12).
Histórico da data
Comemorado no dia 16 de maio, o Dia do Gari tem o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas, praças e praias limpas de todo o lixo gerado pela natureza ou por meio da ação do ser humano. O termo surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1876.
Assim, a iniciativa da Prefeitura de Fortaleza de celebrar a data é uma forma de reconhecer a importância dos trabalhadores que desempenham uma função fundamental na coleta e na disposição adequada do lixo, garantindo a limpeza e a higiene da cidade diariamente. O trabalho árduo merece o reconhecimento e valorização de toda sociedade, pois são eles que tornam nossas ruas e espaços públicos mais agradáveis, seguros e saudáveis.