Pernambuco fechou 2024 registrando a menor taxa média de desemprego desde 2015. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta sexta-feira (14) pelo IBGE, o índice de desocupação do estado foi de 10,8% no ano passado, marcando uma queda significativa em relação a 2023 (13,4%) e 2022 (15,9%).
Desde o início da atual gestão estadual, a taxa caiu 5,1 pontos percentuais.
Nos últimos dois anos, foram 151 mil pernambucanos a menos em situação de desemprego
Os dados também revelam que, entre o primeiro trimestre de 2023 e o quarto trimestre de 2024, o contingente de desempregados em Pernambuco reduziu-se em 25%, o que equivale a 151 mil pessoas a menos sem trabalho no período.

A governadora Raquel Lyra destacou as estratégias adotadas para impulsionar a geração de empregos no estado, como o incentivo à atração de novas empresas, a melhoria do ambiente de negócios e investimentos em qualificação profissional, por meio do programa Qualifica PE e da ampliação da Casa do Trabalhador. “Com essas ações, alcançamos a menor taxa de desocupação dos últimos dez anos. Seguiremos avançando com mais obras e indústrias para fortalecer a economia e gerar emprego e renda para os pernambucanos”, afirmou.
A trajetória de recuperação do mercado de trabalho no estado se confirmou trimestre a trimestre ao longo de 2024. No último período do ano, a taxa de desemprego atingiu 10,2%, o menor índice trimestral da década. Comparado ao primeiro trimestre, quando estava em 12,4%, houve uma redução de 2,2 pontos percentuais.
A secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Amanda Aires, ressaltou a relevância da PNAD para medir os avanços obtidos. “Os desafios ainda são grandes, mas Pernambuco teve a maior redução da taxa de desemprego no Nordeste em 2024, junto ao Piauí, e a segunda maior do Brasil. Estamos no caminho certo e continuaremos trabalhando para ampliar as oportunidades para a população trabalhadora”, destacou.
LEIA TAMBÉM
– Conheça a história da esmeralda de R$ 3 bilhões extraída na Bahia
– Nordeste entra na disputa por 100 mil novas moradias do Minha Casa, Minha Vida
– João Pessoa terá carnaval com ocupação de quase 100% nos hotéis