Início » Economia » Correios colocam imóveis à venda no Nordeste

Economia

Correios colocam imóveis à venda no Nordeste

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) iniciou um amplo plano de desmobilização de ativos, com destaque para imóveis localizados na região Nordeste. A princípio, a medida visa aliviar os custos com manutenção e ...
Redação NE9 Nordeste, da Agência NE9
26 de junho de 2025 - às 09:46
Atualizado 26 de junho de 2025 - às 09:46
3 min de leitura

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) iniciou um amplo plano de desmobilização de ativos, com destaque para imóveis localizados na região Nordeste. A princípio, a medida visa aliviar os custos com manutenção e gerar receitas extras diante do cenário financeiro desafiador enfrentado pela estatal. Ao mesmo tempo, entre os 66 imóveis colocados à venda em todo o Brasil, um dos principais destaques está em Salvador, capital da Bahia.

Imóvel de destaque em Salvador pode movimentar o mercado imobiliário

Localizado na Avenida Paulo VI, no bairro da Pituba, um edifício de escritórios com 17 andares está disponível por lance mínimo de R$ 109 milhões. Em suma, o imóvel é estratégico na região e ocupa uma área valorizada. Dessa forma, pode atrair investidores do setor corporativo, imobiliário e da construção civil. A venda faz parte de um pacote de ativos ociosos e sem uso operacional, o que, segundo os Correios, não agrega mais valor aos negócios da empresa.

prefio antigo dos correios
leilao predio correios Salvador foto reprodução

Além da Bahia, outros estados nordestinos também integram a lista de ativos em processo de alienação. O Nordeste, tradicionalmente estratégico para a logística dos Correios, agora passa por uma reestruturação que visa otimizar custos e modernizar as operações.

Investimentos futuros: novo marketplace e reestruturação nacional

Parte dos recursos da venda dos imóveis será para investimentos como o lançamento do “Mais Correios”, marketplace que promete disputar espaço com gigantes como Mercado Livre, Amazon e Shopee. A nova plataforma deverá ser lançada ainda no segundo semestre de 2025.

Contudo, a empresa também busca parcerias para requalificação de prédios históricos. Um exemplo é o Palácio dos Correios em São Paulo, que foi cedido à Prefeitura da capital para instalação da central do programa Smart Sampa. Desse modo, a contrapartida é a realização de obras de recuperação e manutenção do prédio pela administração municipal.

Correios no Nordeste: logística, tradição e transformação

Com uma ampla presença no Nordeste, os Correios operam centenas de agências e centros de distribuição. A venda de ativos na região marca uma nova fase para a estatal, que agora busca eficiência operacional e modernização dos serviços. Para investidores e empresários locais, os imóveis representam oportunidades únicas de negócios em cidades com forte apelo comercial.

LEIA TAMBÉM
Pesquisa no Nordeste testa uso do líquido da castanha de caju na siderurgia
Nordeste tem aumento de 13% de áreas sem seca; confira onde
Caatinga: Nordeste tem único bioma do Brasil a reduzir queimadas em 2024
Conheça 5 sanfoneiros para curtir na Festa de São Pedro