Nesta quinta-feira (31), Sport e Fortaleza se enfrentam na Arena Pernambuco, às 21h35 (de Brasília), pelo jogo de ida da final da Copa do Nordeste 2022. A partida terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+. Em canal aberto, o jogo também vai passar para todo o SBT Nordeste.
Na competição, os rivais de Pernambuco e Ceará buscam feitos históricos.
No caso do Sport, a equipe rubro-negra vai em busca de seu 4º título do torneio regional, depois das conquistas de 1994, 2000 e 2014.
Caso alcance o Tetra, a equipe do Recife igualará Bahia e Vitória e se tornará a maior campeã da Copa do Nordeste.
Além disso, o Sport abrirá grande vantagem de troféus para os rivais pernambucanos, já que o Santa Cruz só foi campeão uma vez, enquanto o Náutico nunca ganhou.
Pelo lado do Fortaleza, o clube tricolor almeja o bicampeonato do Nordeste, depois de ter sido campeão em 2019.
Isso lhe permitiria empatar com seu maior rival, o Ceará, que possui dois títulos do certame, conquistados em 2015 e 2020.
Se levantar o troféu, aliás, o time cearense pode ver o técnico Juan Pablo Vojvoda escrever seu nome com força na história.
Afinal, o argentino pode se tornar o primeiro treinador estrangeiro a ser campeão da Copa do Nordeste.
Até hoje, só brasileiros conquistaram a competição: Givanildo Oliveira, Arturzinho (2), Ricardo Gomes, Celso Roth, Evaristo de Macedo, Bobô, Joel Santana, Ricardo Silva, Oliveira Canindé, Eduardo Baptista, Silas, Milton Mendes, Guto Ferreira (2), Roberto Fonseca, Rogério Ceni e Dado Cavalcanti.
O jogo
Mandante do primeiro jogo, o Sport tem vários atletas desgastados fisicamente, como disse o técnico Gilmar Dal Pozzo após a disputa da semifinal contra o CRB.
Atletas como Denner, Jáderson, Ewerthon, Sabino e William Oliveira sentiram dores e cãibras durante o jogo e tiveram que ser substituídos.
Os únicos desfalques confirmados, porém, são Everton Felipe (recuperação de cirurgia) e Rodrigão (tratamento de contusão no tornozelo).
Com isso, o time projetado para o jogo desta quinta é: Maílson; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino e Sander; William Oliveira, Bruno Matias e Denner; Jáderson, Luciano Juba e “Búfalo” Parraguez.
No Fortaleza, há dois desfalques certos: o lateral Tinga está suspenso, enquanto o meia Lucas Crispim está lesionado.
Há dúvidas também quanto às preferências por Zé Wilison ou Ronaldo no meio-campo, e também Moisés ou Robson no ataque.
Dessa forma, a tendência é que Vojvoda escale a seguinte formação: Max Walef; Landázuri, Marcelo Benevenuto e Titi; Yago Pikachu, Matheus Jussa, Zé Welison (Ronald), Lucas Lima e Juninho Capixaba; Moisés (Robson) e Renato Kayzer.
FONTE: ESPN