Na última terça-feira (10), em Nova York, a Apple realizou o App Store Awards, sua premiação anual que reconhece os melhores aplicativos e startups por inovação e experiência no ecossistema iOS. Entre os destaques deste ano, a categoria “App of The Year para iPad” premiou o app Moises, desenvolvido pela startup Music.AI.
Fundada em 2019, na cidade de João Pessoa (PB), a Music.AI foi idealizada por Geraldo Ramos, Eddie Hsu e Jardson Almeida. A empresa se especializou em criar soluções baseadas em inteligência artificial voltadas para o mercado de áudio.
APP do dia-a-dia dos músicos do mundo todo
A plataforma Moises se tornou essencial para músicos, facilitando tarefas como a separação ou remoção de instrumentos em faixas, além de várias outras ferramentas de edição.
Crescimento e reconhecimento
Para o CEO e cofundador Geraldo Ramos, o sucesso do Moises se deve à sua proposta escalável:
“Entendemos que a Moises não era apenas uma solução para músicos profissionais, mas também para qualquer amante de música. A música é universal, e nossa tecnologia reflete isso ao suportar vários idiomas.”
Já o cofundador Eddie Hsu destacou a preocupação com o uso responsável da inteligência artificial:
“Optamos por um caminho responsável, investindo em nossas próprias tecnologias e respeitando os direitos autorais. Apesar dos desafios, essa abordagem é a mais sustentável a longo prazo.”
- 2021: Moises foi reconhecida pelo Google como uma das melhores plataformas na categoria “Melhores para Crescimento Pessoal”. Em julho de 2021 ela foi classificada como o aplicativo de música nº 2 na app store dos EUA (atrás apenas do Spotify) e nº 1 no Japão (à frente da Amazon Music e Spotify), recebeu aporte financeiro de US$ 1,6 milhão. A rodada foi liderada pelo Kickstart Fund, com participação da Valutia, Index Ventures Scout e Verve Capital, que tem como foco empresas no Brasil e nos EUA.
- 2022: A startup recebeu um investimento de US$ 8,6 milhões liderado pela Monashees e pelo Kickstart Fund.
Atualmente, a Moises conta com mais de 50 milhões de usuários ao redor do mundo.
Ferramenta utilizada por grandes nomes da música
A Moises também ganhou popularidade por ser adotada por artistas renomados, como:
- Lucas Lima
- DJ Memê
- Eloy Casagrande (Slipknot)
- Alexandre Kassin
- Jordan Rudess (tecladista premiado com o Grammy)
Finalistas da categoria
Na disputa pelo prêmio de “App of The Year para iPad”, a Moises concorreu com outros dois aplicativos de destaque:
App | Descrição |
---|---|
Bluey | Personalização para entretenimento familiar |
Procreate Dreams | Ferramenta de animação e design |
LEIA TAMBEM
– Lençóis Maranhenses: o novo epicentro do Turismo de Luxo no Brasil
– Nordeste domina buscas por viagens em todo o mundo
O reconhecimento da Moises pelo App Store Awards consolida o Nordeste, especialmente a Paraíba, como um polo de inovação e tecnologia de ponta, reforçando o potencial da região em soluções tecnológicas de alcance global.
Brasil tem Movimento MusicTech
Lançado esse ano, o Movimento MusicTech Brasil tem o objetivo de fortalecer o segmento ao conectar players com oportunidades comerciais, parcerias e investimentos no mercado musical no Brasil e fora. Ogrupo já conta com 18 startups mapeadas, incluindo a Klave, Murb, Moises, Conectahit e a Strm,
“O mercado de musictechs é técnico, específico e, muitas vezes, difícil de entender. Por isso, investidores-anjo e fundos de venture capital não costumam investir no setor”, afirma Lucas Winter, CEO da Klave e um dos fundadores do movimento. “A iniciativa nasce para chamar atenção e mostrar que as musictechs têm relevância, tanto para os investidores quanto para o mercado tradicional da música”, explica o executivo.
LEIA TAMBÉM
– Dez praias do Nordeste que você precisa conhecer neste verão
– Nordeste dispara produção de energia eólica e bate recordes
– Enem: Nordeste tem as 3 melhores escolas do Brasil