Dona Josefa Maria da Conceição nasceu no dia 7 de fevereiro de 1902. Ela mora na cidade do Pilar, na Grande Maceió e completou nesta segunda (7) nada mais nada menos que 120 anos. Isso é o que a família dela confirma, através do documento de identidade, porque a certidão de nascimento ficou perdida no tempo.
Deitada tranquilamente na própria cama, dona Josefa vive com a família e tem atenção especial da filha. “É cuidada com todo amor e carinho, a única riqueza que tenho na minha vida é ela. Ela fica aí o dia todinho, não pede uma comida, não pede nada. Agora, cigarro, de vez em quando, ela pede. Quando a gente diz que não tem, ela diz: ‘Eu vou comprar, que o dinheiro é meu e eu sei onde é que vende (risos)'”, disse Cícera Roseno da Silva, filha de Josefa.
A família só não conseguiu apresentar mais registros comprovando a idade da idosa porque o documento de certidão de batismo foi perdido com o tempo. “Quando eu fui procurar saber lá na Igreja Arquidiocese, a moça falou que os papeis estavam todos guardados em um quarto e provavelmente não tinha mais esse batistério lá, porque a poeira tinha acabado com tudo. Eu sofri um acidente e não consegui ir lá procurar esse batistério”, explicou Sebastião Roseno da Silva, que também é filho da aniversariante.
Recordes
Segundo o Livro dos Recordes, a mulher mais velha do mundo atualmente é a japonesa Kane Tanaka, que completou 119 anos no último dia de 2 de janeiro. No Brasil, as mulheres que mais viveram por aqui completaram 116 anos.
Ainda que a mãe não apareça no famoso livro, Cícera faz questão apenas que dona Josefa siga com saúde por mais tempo. “Quero 15 ou 20 anos novamente, que Deus dê conforto a ela. Se ela ficar uma criancinha, que nem ela me carregava nos braços, para eu carregá-la do mesmo jeito”, se emocionou a filha.
Fonte: Da Redação do NE9, com o TNH1