Ela é filha de pescador que não teve oportunidade de estudar. Contudo, Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves virou professora e inspira milhares de pessoas ao sair de uma colônia no litoral maranhense para se tornar reitora de universidade.
A história de Luciléa teve notoriedade depois que seu filho orgulhoso foi para o Twitter contar o feito da mãe: ela se tornou reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).
Minha mãe! De uma colônia de pescadores do litoral do Maranhão à reitoria de uma universidade pública! A educação transforma vidas! pic.twitter.com/SMvgcBBbEI
— João Paulo (@jpmaranhense) March 17, 2022
Para se ter uma ideia, Lucélia nasceu e viveu até os primeiros 10 anos na Ilha de Peru, no Maranhão. O pai dela sustentava a esposa e os 7 filhos apenas com a venda dos peixes. A nova reitora teve uma infância repleta de dificuldades, mas com um foco certo: nunca abandonar os estudos.
Saiu da ilha (que só tinha uma escola com aulas até a 4 ª série) para continuar os estudos. Morou na casa da diretora da escola que estudou em Cururupu. Contudo, fez o ensino médio em São Luís. Cursou Geografia na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e, depois de formada, passou em uma seleção na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), para trabalhar como professora substituta, em Imperatriz.
FONTE: Da Redação do NE9, com o Só Noticia Boa