As Canoas de Tolda representaram um marco econômico para o Rio São Francisco, conectando o sertão à foz.
Com construções artesanais, elas navegavam a favor dos ventos e transportavam diversos produtos, como alimentos e combustível.
Contudo, a construção de barragens e hidrelétricas, junto à transposição do rio e ao crescimento do transporte rodoviário, trouxe profundas mudanças, praticamente extinguindo essas embarcações.
A Canoa Luzitânia e o Patrimônio Cultural em Risco
A princípio, a Luzitânia é a única canoa de tolda remanescente e sobrevive como um ícone da tradição naval brasileira.
No entanto, após naufragar em 2022, ela se encontra sob a guarda do IPHAN na cidade de Traipu (AL), em condição precária. O patrimônio cultural enfrenta um dilema, com a degradação avançada do casco e uma falta de cronograma para sua restauração.
Característica | Detalhes |
---|---|
Nome | Canoa Luzitânia |
Tipo | Canoa de tolda (canoa sergipana) |
Construção | Madeira, fabricada por artesãos locais |
Propósito | Transporte de cargas no Rio São Francisco |
Data de Construção | Acredita-se ser de 1925 |
Tombamento | Primeiro barco brasileiro tombado pelo IPHAN em 2012 |
Proprietária Atual | Sociedade Socioambiental do Baixo São Francisco – Canoa de Tolda |
Situação Atual | Naufragada desde 2022, com risco de desaparecimento |
Ações e Dificuldades Enfrentadas pela Sociedade Canoa de Tolda
- Denúncia e Solicitação: A Sociedade Canoa de Tolda apresentou ofícios ao Ministério da Cultura e ao Conselho Consultivo do IPHAN, solicitando uma intervenção urgente para evitar a perda irreparável da Luzitânia.
- Compromissos Não Cumpridos: Em audiência pública em 2024, o IPHAN se comprometeu a transferir a canoa para Penedo (AL), onde a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) preparou um estaleiro para a restauração. No entanto, o prazo de 90 dias para o translado não foi cumprido.
Conservação e Restauração
Aspecto | Situação Atual |
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Relatório de Condição | O casco está danificado, com sinais de degradação e exposição às intempéries. |
Materiais Necessários | Listas de materiais e subsídios já foram enviadas ao IPHAN. |
Plano de Restauração | O trabalho no estaleiro da UFAL deve durar de 10 a 12 meses após o translado. |
Verba Alocada | R$ 500 mil do IPHAN, destinados ao estaleiro em Penedo. |
Importância Cultural e Perspectiva Futuras
A Luzitânia não é apenas uma embarcação; é um testemunho vivo das práticas e conhecimentos tradicionais da navegação no Brasil, especialmente na região do São Francisco.
A preservação dessa canoa é vista como fundamental para que futuras gerações compreendam e valorizem essa tradição naval, assim como para incentivar estudos e construções de embarcações sustentáveis.
Projeto e Impacto Esperado em Penedo
Objetivo | Detalhes |
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Criação de Núcleo de Tecnologias Aquáticas | Desenvolver tecnologias aquáticas e embarcações tradicionais sustentáveis. |
Museu e Exposição Itinerante | Utilizar a Luzitânia em eventos e navegações festivas no São Francisco, promovendo o patrimônio local. |
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Desafios na Preservação Naval Brasileira
O cenário atual reflete a falta de valorização do patrimônio naval no Brasil, onde embarcações tradicionais têm importância cultural equivalente a gôndolas venezianas e barcos rabelos portugueses.
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Outras embarcações tradicionais, como as jangadas e saveiros, também estão em risco, apontando a necessidade de políticas de preservação.
Esforços de Preservação e Valorização
Ao mesmo tempo, o IPHAN, em parceria com a UFAL, continua buscando alternativas para transportar a Luzitânia e garantir sua preservação.
Enquanto isso, a Sociedade Canoa de Tolda e especialistas no patrimônio naval brasileiro ressaltam a importância de ações concretas para resgatar e proteger essas embarcações que representam a história e o conhecimento náutico do país.
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REDAÇÃO com Portal Planeta