O Nordeste Está Aqui!

InícioEmpregosConcurso Unificado com 6.640 Vagas publica edital nesta 4ª

Concurso Unificado com 6.640 Vagas publica edital nesta 4ª

Uma oportunidade única para ingressar no serviço público brasileiro está prestes a se tornar realidade. Nesta quarta-feira (10), será publicado no Diário Oficial da União o edital do aguardado Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Ao mesmo tempo, o certame oferecerá 6.640 vagas em 21 órgãos públicos. Essa iniciativa é parte do compromisso do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos em modernizar os processos seletivos e ampliar a oferta de oportunidades em todo o país.

Detalhes do Concurso

As inscrições para o CPNU estão previstas para acontecer entre os dias 19 de janeiro e 9 de fevereiro. Dessa forma, vai proporcionar aos interessados um período de três semanas para se candidatar a uma das vagas disponíveis. A princípio, a prova está marcada para o dia 5 de maio, oferecendo tempo suficiente para os candidatos se prepararem adequadamente.

- Continua depois da publicidade -

Segundo o Ministério, o edital publicado no Diário Oficial da União conterá informações detalhadas sobre os blocos temáticos, conteúdos das provas, critérios de classificação e desclassificação, lista de espera, cadastro de reserva, validade do certame e composição das notas finais. O documento será a fonte de consulta essencial para quem almeja participar desse processo seletivo.

Inovações e Democratização

Uma das características inovadoras desse concurso é a metodologia adotada. O Ministério da Gestão ressalta que as provas serão aplicadas em 220 cidades em todo o país, fruto de uma parceria estratégica com o Cesgranrio. Essa abrangência geográfica busca garantir que regiões metropolitanas tenham provas em mais de uma cidade, facilitando o acesso dos candidatos.

Outras inovações notáveis incluem a possibilidade de uma única inscrição valer para o processo seletivo de mais de um órgão. Desse modo, proporciona aos candidatos uma maior flexibilidade na escolha de oportunidades. Além disso, o foco na “igualdade de oportunidades de acesso” visa democratizar o acesso a cargos públicos efetivos, eliminando barreiras geográficas que antes prejudicavam muitos candidatos.

LEIA TAMBÉM:
Carro voador fabricado no Nordeste já tem preço definido
Pesquisa revela os governadores do Nordeste mais bem avaliados
Paraísos do Nordeste estão no TOP 10 dos destinos de verão

Próximos Passos

Ao anunciar o concurso em setembro de 2023, o Ministério da Gestão explicou que, durante a inscrição, os candidatos deverão escolher um dos blocos das áreas de atuação governamental disponíveis. Em seguida, indicarão cargos ou carreiras por ordem de preferência. A proposta inicial é que a primeira etapa do concurso ocorra em um único dia, com uma prova objetiva comum a todos os candidatos, seguida por provas dissertativas e com conteúdos específicos de acordo com cada bloco temático.

.LEIA TAMBÉM:
Cidades do Norte e Nordeste terão programa para contratação de médicos
Destinos do Nordeste lideram procura por viagens no Carnaval
Zagallo: o maior do futebol do Nordeste e um gigante mundial
BBB 24: conheça os três representantes do Nordeste na casa

As áreas de atuação anunciadas até o momento abrangem temas como administração e finanças, setores econômicos, infraestrutura e regulação, agricultura. E também: meio ambiente e desenvolvimento agrário, educação, ciência, tecnologia e inovação. Ainda constam setores de políticas sociais, justiça e saúde, trabalho e previdência, dados, tecnologia e informação pública, além do nível intermediário.

 

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos