O Nordeste é uma região que vem se destacando no cenário econômico nacional. A princípio, com investimentos públicos e privados que impulsionam o desenvolvimento de setores estratégicos. A energia, indústria, infraestrutura e agronegócio são estes trampolins. Contudo, com a expansão do turismo, a região deve alcançar níveis recorde de crescimento.
De acordo com a projeções da Tendências Consultoria, o Nordeste deve ser a região do país com maior crescimento econômico no período 2025-2033, com uma taxa média anual de 2,7%, acima da média nacional de 2%.
Quais são as expectativas do Nordeste para 2024?
Ao mesmo tempo, o economista e analista da Tendências Consultoria, Lucas Assis, ressalta que o Nordeste deve crescer 3,2% em 2024, ligeiramente acima da projeção nacional de 3,0%. Esse resultado deve ser sustentado por alguns fatores, como:
- A recuperação do consumo das famílias, beneficiado pela melhora do mercado de trabalho, pela redução da inflação e pelo aumento da renda, especialmente com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a retomada das atividades econômicas;
- O aumento dos investimentos, tanto públicos quanto privados, em projetos estruturantes que visam melhorar a competitividade e a produtividade da região, como o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) 2024-2027, que prevê a aplicação de cerca de R$ 700 bilhões em áreas como desenvolvimento produtivo, inovação, infraestrutura econômica e urbana, meio ambiente, capacidades governativas, desenvolvimento social e educação;
- A recuperação de setores-chave da economia nordestina. O turismo, que foi fortemente afetado pela pandemia, mas que deve se beneficiar da demanda reprimida e da maior confiança dos consumidores. A indústria, que deve se aproveitar da retomada da demanda interna e externa, além de contar com investimentos relevantes, como os da Petrobras na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e os da Stellantis na ampliação do parque de fornecedores em Goiana, também em Pernambuco;
- A diversificação da matriz energética da região, que vem ampliando a participação de fontes renováveis, como eólica e solar, que além de contribuírem para a sustentabilidade ambiental, geram emprego e renda em suas áreas.
LEIA TAMBÉM:
– A Reforma Tributária vai trazer benefícios para o Nordeste?
– Nordestina de 93 anos com Alzheimer emociona a web com bebê
– Capital do Nordeste vai ganhar túnel inovador para pedestres
O Nordeste como protagonista
Portanto, o Nordeste se apresenta como uma região com potencial de crescimento para o ano de 2024. Tudo isso com base em uma agenda de desenvolvimento que busca superar os desafios históricos e aproveitar as oportunidades do cenário atual. O sucesso dessa trajetória, no entanto, depende da continuidade de algumas iniciativas. As reformas estruturais, a manutenção da estabilidade macroeconômica e da cooperação entre os diferentes níveis de governo e os agentes privados são algumas delas.
LEIA TAMBÉM:
– Estado no Nordeste deve iniciar fabricação de carro voador em 2024
– Nordestino herói centenário da 2ª guerra é homenageado aos 105 anos
O Nordeste tem muito a oferecer ao Brasil e ao mundo, e 2024 pode ser um ano de consolidação desse protagonismo.