Ontem, a governadora Fátima Bezerra recebeu uma visita cortesia de uma comitiva chinesa para explorar possíveis parcerias na modernização da agricultura no Rio Grande do Norte. A princípio, durante o encontro, foram discutidos temas como a abertura de intercâmbio acadêmico com a China e investimentos na indústria de máquinas agrícolas.
Em resumo, a presença dos asiáticos está integrada ao evento da Parceria Brasil-China, que ocorre até o dia 2, no Rio Grande do Norte. O programa inclui seminários, cursos e a entrega de maquinário para agricultores de Apodi.
Desde o dia 25, a comitiva chinesa está no estado, participando da cooperação Brasil-China, um evento fruto da colaboração entre o Consórcio Nordeste e a Universidade Agrícola da China, focado na mecanização agrícola, área em que a China é especializada. O encerramento das atividades em Apodi contará com a presença do Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.
Parceria com a China potencializa agricultura familiar
A governadora Fátima Bezerra celebrou a parceria, destacando a relevância desse passo para a agricultura familiar na região. Durante a reunião, representantes da Universidade Agrícola da China e do Instituto Internacional Para Cooperação Popular discutiram a abertura de intercâmbio acadêmico com instituições do Nordeste.
A professora Yang Minli, da Universidade Agrícola da China, expressou o desejo de explorar novas formas de parceria, especialmente no campo tecnológico. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Alexandre Lima, o evento é um marco histórico para fortalecer a atividade agrícola em propriedades rurais de pequeno porte no Rio Grande do Norte.
LEIA TAMBÉM:
– Copa do Brasil: sorteio define jogos dos 25 times do Nordeste
– Dez experiências que você tem que ter no Carnaval de Recife
– Nordeste tem nove dos 10 destinos mais procurados no Carnaval
Além disso, Empresas chinesas como Zhejiang Sifang Group e Debont Corp cederam máquinas de teste. Estão incluídos nesse montante semeadoras de milho, tratores de duas rodas, tratores de esteira e colheitadeiras de arroz, para a fazenda de demonstração. Durante a reunião, as empresas receberam informações sobre os projetos de incentivos fiscais do estado.
Ao mesmo tempo, agenda contou com a participação do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, do secretário estadual de Agricultura, Guilherme Saldanha, além de representantes do Internacional Para Cooperação Popular (IAPC – BAOBAB), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e empresários chineses.
REDAÇÃO com Assessoria