21 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioDestaquesCinzas do vulcão de Tonga deixam o céu de João Pessoa em...

Cinzas do vulcão de Tonga deixam o céu de João Pessoa em tom rosado

Primeiro foi Salvador e agora João Pessoa. O céu de algumas cidades do Nordeste tem mudado de cor por conta das cinzas do vulcão de Tonga.

Mesmo a 12 mil quilômetros do Brasil, a nuvem de gás, vapor e cinzas lançadas pela erupção viajou pela atmosfera e deu um tom rosado ao céu da capital paraibana.

- Continua depois da publicidade -

A explosão do vulcão, que segundo especialistas foi aproximadamente 100 vezes mais potente que a bomba de Hiroshima, lançou partículas nas camadas mais altas da atmosfera. É o que explica o professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Robson de Souza Nascimento, doutor em Meteorologia.

“Com a circulação de ar que atua no mundo inteiro, o ar se eleva para as altas camadas da atmosfera e se desloca para várias regiões do globo, transportando umidade e, no caso do vulcão, as cinzas vulcânicas”, disse.

Assim como a chuva, que reflete a cor do Sol e forma o arco-íris, as partículas do vulcão, ou aerossóis, refletem a luz solar e por isso alteram a cor do céu. “O mesmo fenômeno pode ser observado quando há grandes queimadas”, afirma Robson.

Fonte: Com informações do Portal Correio
Foto: Portal Correio

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Centro Histórico de Salvador têm programação de São João

Os festejos juninos no Centro Histórico da capital baiana 2024 reúnem uma programação variada com diversas atrações na Praça da Cruz Caída e Santo...