No último domingo, dia 31, a Central de Transplantes da Paraíba anunciou a sexta doação de órgãos e tecidos deste mês de março, mantendo uma média de uma doação a cada cinco dias.
Quarta doação de coração do ano no estado
O doador era um jovem de 20 anos que estava sendo tratado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande. Ele sofreu uma hemorragia cerebral devido a um acidente de moto. Contudo, os exames clínicos e de imagem confirmaram ao mesmo tempo a ausência de fluxo sanguíneo no cérebro. Desse modo, resultando na morte encefálica do paciente. Com a permissão da família, o coração, o fígado e as córneas foram para a doação.
O coração foi enviado para o Hospital Metropolitano de Santa Rita, também parte da rede hospitalar do governo estadual, onde foi transplantado para uma mulher de 36 anos. Este gesto reduziu para apenas quatro o número de pessoas na lista de espera por um coração no estado. Em março, foram registradas duas doações na rede SUS, a primeira delas beneficiando um homem de 32 anos em 15 de março.
O fígado foi para um homem de 40 anos que sofria de falência hepática e necessitava do transplante para melhorar sua qualidade de vida. As córneas foram para o Banco de Olhos da Paraíba, onde ajudarão a restaurar a visão de duas pessoas futuramente.
LEIA TAMBÉM:
– Aeroporto do Nordeste é o segundo melhor do mundo
– Nova Fábrica da BYD na Bahia já movimenta mercado imobiliário local
– Paraíba é o 2º do estado do Brasil em solidez fiscal
Doadores são importantes para renovar a esperança
Rafaela Dias, diretora da Central de Transplantes, elogiou o trabalho da equipe da Central e a generosidade da família doadora. “Gostaria de expressar minha profunda gratidão aos familiares do jovem de 20 anos, que, em meio à sua dor, encontraram forças para permitir a doação de órgãos e tecidos. A princípio, graças a esse ato de amor, renovou-se a esperança para uma mulher de 36 anos, que agora tem um novo coração, e para um homem de 40 anos, que recebeu um novo fígado. Além disso, as córneas doadas trarão a visão de volta para duas pessoas. Dessa forma, ilumina seus caminhos com esperança e oportunidade”, enfatiza Dias.
De acordo com o setor de estatística da Central de Transplantes da Paraíba, em 2024 o estado registrou a realização de 71 transplantes:
- 55 de córneas
- 03 de coração
- 07 de fígado
- 06 de rim