O governador Elmano de Freitas e o presidente Décio Lima definem os desdobramentos do projeto
Na semana passada, em Brasília (DF), o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e o presidente do Sebrae, Décio Lima, concordaram que o programa Comunidade Empreendedora será o primeiro desdobramento do projeto Sebrae Pelo Brasil. A estimativa é que essa parceria beneficie mais de 205 mil empresas distribuídas pelos 184 municípios do estado. O governador explicou:
“Com esse projeto, vamos estimular o desenvolvimento de pequenos negócios locais para promover o crescimento sustentável dessas regiões”.
O Projeto Pelo Brasil esteve no Ceará em junho deste ano, quando foi firmado um Protocolo de Intenções com o objetivo de realizar ações conjuntas voltadas para o fortalecimento dos pequenos negócios no estado.
Décio Lima, presidente do Sebrae, ressaltou: “Para nós, é sempre motivo de orgulho ver o estado do Ceará intensificar, aprimorar e fortalecer a parceria com o Sebrae, pois isso terá um impacto direto na vida dos empreendedores. Com esse programa, mais proprietários de pequenos negócios terão oportunidades, podendo gerar mais empregos e renda”.
O Comunidade Empreendedora irá impulsionar pequenos negócios, com foco em grupos como pessoas com deficiência, povos originários, afrodescendentes, jovens, entre outros. As iniciativas serão divididas em diferentes áreas de atuação, abrangendo Centro de Inteligência, implementação de políticas públicas, Rede de Cooperação Produtiva, Inovação, Comunidades Empreendedoras, Ceará Credi, Formação Empreendedora, Negócios Digitais e Qualidade Empresarial. Elmano de Freitas afirmou:
“A visita do presidente do Sebrae foi crucial para formalizar essa atuação conjunta, pois o Comunidade Empreendedora abrirá novas frentes no estado”.
O Programa Sebrae Pelo Brasil já passou por dez estados com o objetivo de destacar as potencialidades das regiões. Décio Lima destacou: “Hoje, estamos avançando com uma agenda de inclusão, pois o estado do Ceará já demonstrou ter um povo resiliente e empreendedor. Agora, precisamos olhar para o futuro e abrir novas oportunidades, permitindo assim a redução das desigualdades”. O programa é uma iniciativa do Sebrae que vai percorrer todos os estados para identificar potenciais econômicos regionais e apontar novas oportunidades capazes de gerar renda e desenvolvimento local.