O caso de sucesso da Paraíba, que em 2022 foi reconhecido nacionalmente como o primeiro estado a atingir a cobertura vacinal contra a pólio, ganhou destaque nesta quinta-feira (26) na apresentação nacional do Unicef e parceiros de 18 estados brasileiros, durante o lançamento da campanha de incentivo à vacinação infantil intitulada “Vá sim! Vacine-se! Ame, proteja, vacine nossas crianças”. O lançamento foi on-line, pelo canal do Unicef no YouTube.
“Foi um trabalho articulado com os 223 municípios paraibanos, através de um planejamento feito com o Cosems-PB”, explicou a chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Márcia Mayara, responsável pela apresentação dos resultados da Paraíba durante o lançamento da campanha do Unicef.
Márcia detalhou as ações implantadas no estado para obter o bom resultado de cobertura vacinal: monitoramento dos dados de doses aplicadas, diariamente; reuniões e sensibilizações, com os municípios de baixas coberturas; acompanhamento diário da inserção das doses aplicadas no Sistema de Informação; emissão de relatório dos faltosos e mapeamento de novas intervenções para subsidiar o planejamento, a operacionalização, o monitoramento e a avaliação das ações.
Ela lembrou que, nos meses de julho, agosto e setembro de 2022, foi aplicado um instrumento em todas as salas de vacina do estado, com o objetivo de levantar as fragilidades e potencialidades em cada eixo do projeto, com atenção aos sistemas de informação e equipe de bolsistas e técnicos da SES construíram o diagnóstico situacional.
“A partir desses diagnósticos, serão realizadas oficinas para construção do plano de ações para a melhoria das coberturas vacinais. Foram construídos os nove procedimentos operacionais padrões (POPs) para sala de vacina dos 223 municípios e estamos trabalhando com análise dos dados vacinais nos sistemas de informação e intervenções”, falou Márcia.
A campanha “Vá sim, Vacine!” pretende sensibilizar sobre esse cenário tanto a população quanto as equipes de saúde, assistência social e educação dos 2.023 municípios brasileiros que participam do Selo Unicef, onde vivem mais de 17 milhões de crianças e adolescentes.