Caruaru não é só a capital do forró. Agora, a cidade é destaque também em sustentabilidade. A chamada capital do Agreste, distante cerca de 130 km do Recife, acaba de ser classificada entre as três finalistas brasileiras, na categoria de médias cidades, ao prêmio “Cidades Sustentáveis: Acelerando a Implementação da Agenda 2030”.
O prêmio é patrocinado pelo Instituto Cidades Sustentáveis e tem como objetivo reconhecer boas práticas de cidades em conjunto com a Agenda 2023 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As duas outras cidades são Arapongas (PR) e Sorriso (MT). A premiação ocorre neste sexta-feira (16) e só então se saberá em qual posição cada cidade foi classificada, se no 1º, 2º ou 3º lugares.
Caruaru foi classificada no prêmio com o case a “Boa Prática: Caruaru Digital (Plataforma 1Doc)”, uma ferramenta que visa reduzir o tempo de trâmite dos processos, migrando todos os atendimentos possíveis para o ambiente virtual, controlando a impressão de documentos e validando as assinaturas digitais.
Caruaru Digital
A ferramenta trouxe uma economia em impressões e redução considerável na utilização de papel; agilidade e rapidez na tramitação e localização de processos internos (redução de 75% do tempo) e melhora significativa na comunicação interna entre os órgãos da administração pública municipal. A Plataforma tem 842 usuários internos ativos e 51.022 usuários externos cadastrados, além de obter suporte técnico, via chat, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB) comemorou o resultado e confirmou sua participação na cerimônia de entrega do prêmio, que será realizada no âmbito da abertura da Virada ODS, às 18h, no auditório do MASP, em São Paulo / SP. Pinheiro se ausentará da cidade em pleno ciclo junino, mas a premiação justifica, afinal, Caruaru é a única cidade do Nordeste classificada na categoria.
O evento reservado a convidados e que contará com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, o Governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, representantes do sistema ONU Brasil, além de lideranças empresariais e da sociedade civil.
O Caruaru Digital foi criado pelo Decreto Municipal No 052, de 11 de maio de 2020 e envolve a administração pública municipal direta e indireta.
As cidades classificadas em primeiro lugar terão a oportunidade de apresentarem a boa prática vencedora em uma mesa que será realizada na manhã de sábado (17 de junho), no Palácio das Artes, também em São Paulo/SP.