João Pessoa, conhecida por suas praias, arquitetura histórica e o título de terceira capital mais antiga do Brasil, também carrega uma relação especial com uma árvore símbolo do país: o ipê-amarelo.
A beleza dos ipês que enchem a cidade de cor e história
Quem passa pelas ruas de João Pessoa, especialmente pela Avenida Beira Rio e sua continuação, a Avenida Getúlio Vargas e Parque Solon de Lucena, tem o prazer de admirar a floração dos ipês amarelos,
Durante a temporada de floração, a capital paraibana se transforma em um espetáculo natural de cores, atraindo a atenção de moradores e turistas.
Floração que encanta a cidade
Por toda João Pessoa, os ipês-amarelos se destacam em praças, avenidas e ruas, pintando a paisagem urbana com tons vibrantes de amarelo-ouro. A floração dos ipês é um dos momentos mais aguardados do ano, trazendo encanto até mesmo para as rotinas mais corridas.
Um dos locais mais icônicos para contemplar essa beleza é o Parque Solon de Lucena, conhecido como Lagoa, onde as árvores floridas se refletem no espelho d’água, criando um cenário digno de cartão-postal.
Este ano os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa trataram as árvores para que uma grande parte delas pudesse florescer praticamente no mesmo período, promovendo um momento raro de beleza.
A Semam tem cadastrados aproximadamente 1.400 ipês amarelos, localizados em áreas públicas como praças, parques urbanos, calçadas, jardins públicos e privados, canteiros centrais de ruas e avenidas e áreas verdes. Entre a Avenida Beira Rio e o Parque Solon de Luceba, são 90 ipês amarelos.
Símbolo de resistência e identidade
O ipê-amarelo é considerado uma árvore símbolo do Brasil, representando força e resistência. Em João Pessoa, ele também carrega um significado especial por se adaptar bem ao clima semiárido e pela sua capacidade de florescer após períodos de seca, simbolizando esperança e renovação. As suas flores, que surgem em contraste com os galhos secos, trazem uma mensagem de resiliência à população.
LEIA MAIS – Conheça o Caribe Paraibano: cenário que mundo está vindo conhecer
Patrimônio ambiental e cultural
Além de embelezar a cidade, os ipês contribuem para o equilíbrio ambiental, oferecendo sombra e servindo de abrigo para diversas espécies de pássaros e insetos.
A Prefeitura de João Pessoa tem intensificado os projetos de arborização, plantando ipês em diferentes regiões da cidade para garantir que essa tradição colorida continue sendo parte da identidade local.
João Pessoa e seus ipês-amarelos formam uma combinação perfeita de beleza natural, cultura e história.
Seja para um passeio ou um momento no parque ou uma foto em família, a cidade ganha ainda mais vida com a presença dessa árvore tão querida pelos paraibanos.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste terá tecnologia da Nasa para mapear região
– Enem: Nordeste tem as 3 melhores escolas do Brasil
– Nordeste tem 4 escolas no TOP 10 da inovação pedagógica
– Quem é a nordestina eleita uma das mulheres mais poderosas do mundo?