Está ocorrendo a maior intervenção em mobilidade urbana da história de Teresina com a modernização e revitalização do metrô da cidade. A iniciativa, conduzida pela Secretaria dos Transportes (Setrans), envolve um investimento de R$ 193 milhões, resultado de um convênio entre a Setrans e o Ministério das Cidades (MCID), com recursos repassados pela Caixa Econômica Federal (CEF).
Aumento de Capacidade e Redução de Tempo de Viagem
As obras, que já estão em andamento, prometem triplicar a capacidade de atendimento do sistema metroviário de Teresina, passando de 4 mil para 12 mil passageiros por dia. Além disso, o tempo de viagem em todo o percurso será reduzido de uma hora para apenas 25 minutos, proporcionando mais eficiência e conforto aos usuários.
Etapas da Obra
Atualmente, as atividades em curso incluem a concretagem da estrutura da Estação Itararé, a montagem de uma estação provisória no Renascença, a construção de sarjetas entre as estações Itararé e Dirceu II, terraplanagem entre as estações Frei Serafim e Matinha, e a finalização do lastro e aparelho de mudança de via para desvio na Estação Boa Esperança.
Duplicação da Linha e Reformas de Estações
O projeto prevê a duplicação de toda a linha existente, que se estende por 13,5 km e conecta o bairro Itararé, na zona sudeste, ao centro de Teresina. Esta duplicação permitirá a circulação simultânea de dois trens, cada um em um sentido. As estações Alberto Silva, Frei Serafim, Boa Esperança, Renascença e Itararé serão reformadas para melhorar a infraestrutura e o atendimento aos passageiros.
Melhorias na Infraestrutura
Outras melhorias incluem o rebaixamento para a passagem inferior na Avenida Higino Cunha, a reforma da oficina de manutenção e a construção do Centro de Controle de Operações (CCO), essencial para o monitoramento em tempo real de cada trem.
Impacto na População
Jonas Moura, secretário dos Transportes, destaca a importância das obras para a população de Teresina. Ele diz que “essa obra vai trazer um conjunto mais seguro para o usuário. Com acessibilidade e mais conforto para as pessoas que fazem uso diário do metrô. E com um preço abaixo da tarifa, que custa apenas R$ 1, um valor atrativo comparado ao ônibus.”
Segunda Etapa do Projeto
A segunda etapa do projeto, orçada em R$ 390 milhões, prevê a substituição da linha atual por uma mais moderna e segura. Além disso, a duplicação da ponte ferroviária sobre o rio Poti, a aquisição de cinco novos Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs). Também ocorrerá a reforma das estações Matinha, Ilhotas, Parque Ideal e Dirceu II. E a construção de novos terminais nos bairros Mafuá, Piçarra e São João.
Em suma, com a conclusão de ambas as etapas, o Metrô de Teresina terá capacidade para atender 48 mil pessoas diariamente. Desse modo, oferece um sistema de transporte moderno, seguro e pontual. Ao mesmo tempo, revolucionando a mobilidade urbana na capital piauiense e oferecendo conforto a todos os seus usuários.