Uma capital no Nordeste está se preparando para uma revolução no trânsito. Recife está implantando semáforos inteligentes, com o objetivo de garantir mais mobilidade e segurança viária. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) anunciou que as Avenidas Antônio de Góes e Abdias de Carvalho receberão essa nova tecnologia.
Os primeiros dispositivos já foram instalados no cruzamento da Antônio de Góes com o Túnel Josué de Castro, no bairro do Pina. O investimento inicial de R$ 1,07 milhão possibilitará uma melhoria significativa no fluxo de tráfego. Como? Através da programação automática dos ciclos semafóricos, baseada na análise do tráfego em tempo real.
Diariamente, cerca de 140 mil veículos circulam por essas avenidas, além das linhas de ônibus que transitam pelo local.
Quais os benefícios dos semáforos inteligentes em Recife?
- Segurança e Eficiência: Os novos semáforos reduzirão congestionamentos, agilizarão reparos em caso de falhas e ajustarão automaticamente os tempos de verde e vermelho de acordo com as condições do trânsito. Além disso, pedestres terão mais segurança nas travessias, com monitoramento em tempo real pela Central de Operações de Trânsito.
- Eficiência da Malha Viária: Os semáforos inteligentes controlarão melhor os fluxos entre veículos e pessoas nas interseções, reduzindo infrações e sinistros de trânsito. Também diminuirão congestionamentos e tempos de espera, adaptando-se continuamente ao comportamento do tráfego.
- Sustentabilidade: Com a redução de emissões de carbono, o trânsito se tornará mais sustentável. O fluxo mais fluido dos veículos resultará em menos paradas e acelerações, contribuindo para um ambiente mais limpo.
- Adaptação Contínua: Os semáforos adaptativos ajustarão seus ciclos conforme a demanda do momento, proporcionando mais oportunidades de travessia para pedestres.
Tecnologia dos Semáforos Inteligentes
A princípio, essa tecnologia é baseada em câmeras com laços virtuais, links de comunicação e software capaz de atualizar a programação dos semáforos em tempo real. Os sensores monitoram o fluxo de veículos, aumentando a capacidade e melhorando a fluidez nas vias.
LEIA TAMBÉM:
– Destino no Nordeste é a 3ª melhor melhor trilha do mundo
– Joia do Nordeste é eleita a melhor opção de viagens no Brasil
– Pesquisadores do NE descobrem nova espécie de ave da caatinga
– Conheça o bar do Nordeste eleito um dos melhores do mundo
Histórico e Investimento
O primeiro passo para a implantação dos semáforos inteligentes foi um investimento de R$ 30 milhões em 2023, que incluiu a aquisição de 200 novos controladores e nobreaks. Esses nobreaks permitem o funcionamento dos semáforos por até três horas em caso de falta de energia, garantindo maior estabilidade à rede semafórica. Desde então, o Recife conta com semáforos que se comunicam via 4G, reduzindo defeitos e agilizando os reparos quando necessário.
Foto: Prefeitura do Recife