O Nordeste Está Aqui!

InícioCidadesJoão pessoaCapital no Nordeste avança com projeto de mobilidade urbana sustentável

Capital no Nordeste avança com projeto de mobilidade urbana sustentável

João Pessoa, reconhecida internacionalmente pela qualidade de vida e destino turístico familiar, dá mais um passo importante em sua infraestrutura.

Nesta segunda-feira (25), o governador João Azevêdo e o prefeito Cícero Lucena assinaram um acordo com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para viabilizar um investimento de 33 milhões de euros na implantação do Bus Rapid Service (BRS).

- Continua depois da publicidade -

O sistema de transporte rápido promete revolucionar a mobilidade urbana da capital paraibana

A cerimônia, realizada na Embaixada da França em Brasília, contou com a presença de autoridades como o embaixador francês Emmanuel Lenain e o diretor adjunto da AFD no Brasil, Léo Gaborit.

Governador em Brasilia foto divulgação
Governador em Brasilia foto divulgação

Durante o evento, o governador destacou a importância da obra: “Esse projeto reflete a eficiência da gestão fiscal do estado e vai garantir transporte público rápido e seguro, impactando diretamente a qualidade de vida na cidade.”

Benefícios para a população

Com dois corredores principais — Cruz das Armas e Pedro II — o BRS atenderá cerca de 468 mil pessoas em 35 bairros. Desse modo, abrangendo quase 65% da população da cidade. Ao mesmo tempo, esses corredores facilitarão o acesso ao centro e às regiões sul e sudeste, integrando bairros com alta demanda por transporte.

Além disso, a iniciativa inclui a construção de terminais modernos que melhorarão o fluxo e a integração dos modais. Com o crescimento do turismo em João Pessoa, que figura entre os destinos mais procurados para 2025, o novo sistema será essencial para atender a visitantes e reforçar o compromisso da cidade com soluções urbanas sustentáveis.

TERMINAL DE PASSAGEIROS​ MANGABEIRA
TERMINAL DE PASSAGEIROS​ METROPOLITANO (VARADOURO)

LEIA MAIS – Como João Pessoa se transformou na capital do desenvolvimento no Nordeste

Desenvolvimento Turístico

O projeto ainda contribuirá para o desenvolvimento econômico e social da capital. Desse modo, alinhando-se a práticas de mobilidade de baixo carbono e promoção da sustentabilidade — aspectos que reforçam a posição de João Pessoa como referência nacional em qualidade de vida e turismo consciente.

A Prefeitura de João Pessoa ficará responsável pela implantação de dois corredores nas Avenidas Epitácio Pessoa e 2 de Fevereiro. Além disso, a construção de dois centros de transferência: terminais de integração Bessa e Avenida 2 de Fevereiro. E ainda: a implementação de sistemas de transporte inteligente (STI) em melhoria da mobilidade na área central.

LEIA TAMBÉM
Turismo de Instagram no Nordeste: quais os destinos mais ‘Instagramáveis’
Ponte Salvador-Itaparica entra na pauta de parcerias entre Brasil e China
Cinco lugares perfeitos no Nordeste para fugir da escala 6×1

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Novo ranking revela os bairros mais valorizados do Nordeste

Um novo ranking revela quais os bairros mais valorizados do Nordeste. O levantamento do Índice FipeZap de Venda Residencial, mostra que Maceió, capital de...