João Pessoa, reconhecida internacionalmente pela qualidade de vida e destino turístico familiar, dá mais um passo importante em sua infraestrutura.
Nesta segunda-feira (25), o governador João Azevêdo e o prefeito Cícero Lucena assinaram um acordo com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para viabilizar um investimento de 33 milhões de euros na implantação do Bus Rapid Service (BRS).
O sistema de transporte rápido promete revolucionar a mobilidade urbana da capital paraibana
A cerimônia, realizada na Embaixada da França em Brasília, contou com a presença de autoridades como o embaixador francês Emmanuel Lenain e o diretor adjunto da AFD no Brasil, Léo Gaborit.
Durante o evento, o governador destacou a importância da obra: “Esse projeto reflete a eficiência da gestão fiscal do estado e vai garantir transporte público rápido e seguro, impactando diretamente a qualidade de vida na cidade.”
Benefícios para a população
Com dois corredores principais — Cruz das Armas e Pedro II — o BRS atenderá cerca de 468 mil pessoas em 35 bairros. Desse modo, abrangendo quase 65% da população da cidade. Ao mesmo tempo, esses corredores facilitarão o acesso ao centro e às regiões sul e sudeste, integrando bairros com alta demanda por transporte.
Além disso, a iniciativa inclui a construção de terminais modernos que melhorarão o fluxo e a integração dos modais. Com o crescimento do turismo em João Pessoa, que figura entre os destinos mais procurados para 2025, o novo sistema será essencial para atender a visitantes e reforçar o compromisso da cidade com soluções urbanas sustentáveis.
LEIA MAIS – Como João Pessoa se transformou na capital do desenvolvimento no Nordeste
Desenvolvimento Turístico
O projeto ainda contribuirá para o desenvolvimento econômico e social da capital. Desse modo, alinhando-se a práticas de mobilidade de baixo carbono e promoção da sustentabilidade — aspectos que reforçam a posição de João Pessoa como referência nacional em qualidade de vida e turismo consciente.
A Prefeitura de João Pessoa ficará responsável pela implantação de dois corredores nas Avenidas Epitácio Pessoa e 2 de Fevereiro. Além disso, a construção de dois centros de transferência: terminais de integração Bessa e Avenida 2 de Fevereiro. E ainda: a implementação de sistemas de transporte inteligente (STI) em melhoria da mobilidade na área central.
LEIA TAMBÉM
– Turismo de Instagram no Nordeste: quais os destinos mais ‘Instagramáveis’
– Ponte Salvador-Itaparica entra na pauta de parcerias entre Brasil e China
– Cinco lugares perfeitos no Nordeste para fugir da escala 6×1