Os esforços de investimento e promoção da Paraíba realizados pelo Governo Estadual estão gerando impactos positivos no setor turístico e na economia. No mês de agosto, o Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, apresentou o maior crescimento no número de passageiros entre os seis terminais administrados pela Aena Brasil no Nordeste.
Uma das motivações pode estar no valor atrativo das passagens aéreas para Campina Grande. Para se ter ideia, o valor de uma passagem de avião de Salvador para João Pessoa pode ser encontrado pelo mesmo preço a ida e volta para a capital baiana se sair da Rainha da Borborema.
De acordo com os dados divulgados pela empresa, que também gerencia os aeroportos do Recife, Maceió, Aracaju, João Pessoa e Juazeiro do Norte, houve um aumento de 139% em relação ao mesmo período do ano anterior. Ao todo, 27 mil passageiros escolheram a Rainha da Borborema como destino para explorar seus atrativos turísticos ou para negócios na Paraíba.
Além disso, o terminal de Campina Grande registrou um notável aumento de 73,6% na movimentação de cargas, que são distribuídas por diversas regiões do estado, ficando atrás apenas de Maceió (AL), que teve um aumento de 116,1% em agosto.
Quanto aos voos, o Aeroporto João Suassuna contabilizou 445 embarques e desembarques em agosto passado, em comparação com 256 em 2022, representando um crescimento de 73,8% nas operações de aterrissagem e decolagem.
A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, enfatiza que as ações de promoção do Destino Paraíba em nível nacional e a parceria com a Azul Linhas Aéreas são os principais impulsionadores dos resultados positivos na movimentação aérea do estado, o que também beneficiará futuros investimentos da gestão.
“Com a iniciativa da Azul em transformar o Aeroporto João Suassuna em um mini hub regional, mais pessoas estão vindo para o nosso estado, o que será importante para atrair eventos para o Centro de Convenções de Campina Grande, que está em obras e será concluído em breve”, destacou.
O presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) ressaltou o papel fundamental da Paraíba em feiras e na capacitação de agentes de viagens como disseminadores das belezas do estado. “Os Fampress têm gerado bons resultados na promoção de destinos como o Brejo e o Cariri paraibanos, atraindo turistas de todo o país”, lembrou.
LEIA TAMBÉM:
–Maior cidade do Nordeste vai ter ônibus de graça para estudantes
– Jumenta encanta a web com sua festa de Barbie
– Nordeste tem a maior árvore frutífera do mundo e é um cajueiro
– Como o Nordeste se prepara para enfrentar o El Niño 2023
O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Campina Grande e Interior da Paraíba (Sindcampina), Divaildo Júnior, parabenizou a iniciativa do Governo do Estado por impulsionar esse aumento no fluxo aéreo. “Hoje, Campina Grande conta com um aeroporto moderno e, o mais importante, com um movimento expressivo de passageiros, o que é essencial para a prospecção de novos negócios e o crescimento da atividade econômica da cidade”, comemorou.