No Dia Mundial do Chocolate, comemorado em 7 de julho, o Brasil se destaca como um dos maiores produtores e exportadores de cacau, a fruta que dá origem ao chocolate. Isto porque o Nordeste é o local de cultivo do fruto, principalmente na Bahia, que responde por 98% das exportações da fruta no país. O Brasil exporta cacau para mais de 135 países, sendo a Argentina o principal comprador.
O cacau também é usado pelas indústrias brasileiras de chocolate, que são cerca de 500 e realizam todas as etapas de produção no país, desde a plantação até a embalagem. O chocolate brasileiro é reconhecido pela qualidade, pela utilização de ingredientes regionais e pela sustentabilidade.
O chocolate é um produto que movimenta o comércio em várias datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Em 2023, as exportações de chocolate alcançaram os melhores resultados dos últimos 20 anos, com US$ 142 milhões de dólares.
Por outro lado, o preço do chocolate aumentou para o consumidor final, por causa da inflação, da redução na produção de cacau, das questões climáticas, das doenças nas plantações e do preço dos combustíveis. O preço do fruto do cacau subiu em média 21%. As barrinhas de chocolate recheadas foram as que mais venderam, enquanto os ovinhos de chocolate tiveram queda nas vendas.