Desde as filmagens do filme “O Auto da Compadecida”, que a cidade de Cabaceiras, no Cariri Paraibano, virou o centro do universo cinematográfico brasileiro.
Apelidada carinhosamente como a “Roliúde Nordestina”, a cidade já foi palco de mais de 50 filmes, vários destes premiados, tendo destaque internacional pela sua paisagem e cenário propício para belas tomadas.
A cidade de pouco mais de cinco mil moradores fica a 189 quilômetros de João Pessoa e foi matéria do Jornal do Comércio recentemente.
Na publicação, o texto ainda destaca: “Afinal, por que uma cidade minúscula no meio do “nada” realizou tudo que qualquer outra maior sonharia? Como ela vem conseguindo há 92 anos sobreviver do cinema e ter sido palco de mais de 52 produções, entre filmes, séries e novelas? A resposta que pode parecer ficção é a própria ficção. Sim, foi vivendo de fantasia que Cabaceiras se tornou uma feliz realidade”.
Sem chuvas
Outro dado importante que a matéria traz é que a cidade tem a menor precipitação pluviométrica de todo o Brasil, ou seja, sem chuvas e com poucas nuvens as filmagens podem se estender por mais tempo e com mais qualidade devido à fartura da luz natural.
Além das condições climáticas, ela é uma espécie de cidade cenográfica e real ao mesmo tempo com casarões multicoloridos bem preservados do século XVIII.
Ainda tem bem ao lado o famoso Lajedo do Pai Mateus, a icônica elevação rochosa com misteriosas pedras gigantes arredondadas.
Calor humano
Pra completar, os moradores ajudam em tudo, desde cozinha, transporte, figurino e, principalmente, como figurantes.
Nesse sentido, a utilização dos cabaceirenses nas produções é condição quase que obrigatória para gravar lá.
E a satisfação é dos dois lados, tantos os diretores quanto os moradores que se transformam em “artistas por um dia”, ou melhor vários.
Fonte: Da Redação, com o Jornal do Comércio