Início » Turismo » Brasil vive melhor ano do turismo internacional de sua história

Turismo

Brasil vive melhor ano do turismo internacional de sua história

O turismo internacional no Brasil está em plena ebulição e acaba de bater um recorde histórico. Nos primeiros seis meses de 2025, o país recebeu 5.332.111 turistas estrangeiros, um crescimento impressionante de 48,2% em relação ao mesmo período ...
Redação, da Agência NE9
4 de julho de 2025 - às 07:24
Atualizado 4 de julho de 2025 - às 07:24
3 min de leitura

O turismo internacional no Brasil está em plena ebulição e acaba de bater um recorde histórico. Nos primeiros seis meses de 2025, o país recebeu 5.332.111 turistas estrangeiros, um crescimento impressionante de 48,2% em relação ao mesmo período de 2024.

Esse é o melhor resultado já registrado para um primeiro semestre e representa 77,3% da meta anual prevista no Plano Nacional de Turismo 2024-2027, que projetava a chegada de 6,9 milhões de visitantes internacionais até o final do ano.

Se o ritmo for mantido, o Brasil pode superar ainda em 2025 a meta original de 8,1 milhões de turistas, inicialmente estipulada para ser alcançada apenas em 2027.

Qual o desempenho do turismo internacional do Brasil em 2025?

  • Junho de 2025: 444.882 estrangeiros entraram no país, um aumento de 33,8% (112.408 chegadas a mais) em comparação com junho de 2024.

  • Meta superada antes do previsto: O país já está perto de alcançar a meta anual, mostrando que o turismo brasileiro está em expansão acelerada.

O que está impulsionando esse crescimento?

De acordo com Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o Brasil deixou de ser apenas um destino com potencial e se tornou uma realidade consolidada no cenário turístico global:

“Estamos chegando nos patamares de chegada de turistas estrangeiros que o nosso país merece, num nível de crescimento que é o maior do mundo hoje. Isso tem gerado novos investimentos, milhares de empregos e renda em todo o país. O turismo tem se tornado essa indústria limpa, que desenvolve nosso país com sustentabilidade, dando oportunidades em todas as regiões.”

Já o Ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou os investimentos em infraestrutura e promoção internacional como fatores-chave:

“Estamos vivendo o melhor momento do turismo brasileiro. Esses recordes são fruto de investimentos em infraestrutura, ampliação da malha aérea, capacitação de profissionais e ações estratégicas de promoção internacional.”

Turistas estrageiros no aeroporto de Salvador foto Ascom Setur BA
Turistas estrangeiros no aeroporto de Salvador foto Ascom Setur BA

LEIA MAIS – Parque Nacional da Furna Feia é aberto oficialmente ao turismo no RN

Principais países emissores de turistas para o Brasil

De acordo com dados da Polícia Federal, os maiores emissores de turistas para o Brasil no primeiro semestre de 2025:

País Número de turistas (Jan-Jun 2025)
Argentina 2.323.891
Chile 442.993
Estados Unidos 410.189

A Argentina segue como o principal mercado emissor, reforçando a importância do turismo regional, enquanto os Estados Unidos consolidam-se como um dos maiores mercados de longa distância.

O futuro do turismo internacional no Brasil

Assim, com números tão expressivos, o Brasil está no caminho para se tornar um dos principais destinos turísticos do mundo. Ao mesmo tempo, a diversidade de atrativos – desde praias e natureza até cultura e gastronomia –, somada a investimentos em infraestrutura e promoção, está transformando o país em uma potência global do turismo.

LEIA TAMBÉM

Nordeste tem 3 estados com projetos de trens intercidades
Nordeste é a única região do Brasil a reduzir saída de moradores
Descubra a praia no Nordeste que é a porta de entrada da internet no Brasil