Brasil Cachaças 2024 reúne toda a cadeia produtiva na Paraíba

brasil_cachacas Foto-edson_matos
brasil_cachacas Foto-edson_matos

O Brasil Cachaças 2024 começou nesta quarta-feira (23) com o Seminário de Cachaças do Brasil, evento voltado para produtores, comerciantes, distribuidores e outros membros da cadeia produtiva da bebida. Realizado no auditório do Sebrae em João Pessoa, o seminário reuniu ainda autoridades e representantes de entidades e instituições parceiras, como o Sebrae e a Associação Nacional de Produtores de Cachaça de Qualidade (Anpaq).

Evento conta com produtores, comerciantes e distribuidores no Sebrae, em João Pessoa

A programação incluiu palestras sobre a história da cachaça, com o historiador Maurício Ayer; as boas práticas na produção da cachaça, com Rosângela Villar, da Cachaça Estância Moretti (PR); a mixologia da cachaça no Brasil, com o renomado mixologista Laércio Zulu, entre outras atividades.

“Estamos muito felizes em ver como o setor da cachaça na Paraíba vem evoluindo. É uma honra lançar aqui no estado a versão física e estendida do Manifesto da Cachaça, que alerta sobre os riscos para o setor trazidos pela Reforma Tributária”, comentou Carlos Lima, presidente do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac).

Para Sérgio Martins, diretor da Federação de Agricultura e Superintendente do Senar-PB, a realização do evento é uma demonstração da importância do setor para a economia da Paraíba.

“Mais de 40 municípios do estado estão envolvidos na produção da cana de açúcar, que hoje já representa mais de 5% do PIB da Paraíba. É muito importante para nós capacitar as pessoas e fortalecer ainda mais esses números”, avaliou.

O seminário contou com a participação de autoridades do Governo do Estado. Para Joaquim Hugo Vieira, Secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca da Paraíba, o Brasil Cachaças coroa uma série de investimentos realizados no setor. O evento será será palco também do 1° Salão do Queijo da Paraíba, que celebra o queijo paraibano e promove o trabalho dos produtores locais, destacando a riqueza e diversidade dos queijos da região.

“Não vamos degustar só a cachaça, vamos degustar o queijo também. Essa diversidade é fruto de nossa atenção e dedicação a reforçar o setor agropecuário paraibano, que é onde começa a cadeia da cachaça e do queijo”, afirmou o secretário.

Brasil Cachaças 2024

  • Evento: 4ª edição do Brasil Cachaças
  • Local: João Pessoa, no Espaço Cultural José Lins do Rego e outros pontos da capital paraibana
  • Datas: 23 a 26 de outubro
  • Objetivo: Celebrar a cadeia produtiva da cachaça, fomentar novos consumidores e boas práticas na indústria
  • Público-alvo: Apreciadores, produtores e comerciantes de cachaça
  • Ingressos: Disponíveis no site Sympla
  • Programação: Completa no site oficial do evento

LEIA TAMBÉM:
Descubra por que os estados do Nordeste são os campeões de inscritos no Enem
Estado do Nordeste precisa de 393 mil profissionais qualificados na indústria
Bahia vai ganhar nova Biorefinaria de etanol