A partir desta segunda-feira (3), os boletos bancários passam por uma importante atualização: além do tradicional código de barras, será possível efetuar o pagamento utilizando o Pix. A mudança ocorre com a entrada em vigor de uma resolução do Banco Central (BC), aprovada em dezembro, que visa tornar os pagamentos mais ágeis e acessíveis.
Banco Central moderniza sistema
Com a nova regra, os boletos poderão conter um QR Code exclusivo para pagamento via Pix, permitindo que o usuário finalize a transação apenas escaneando o código com o celular. A principal vantagem desse sistema é a compensação imediata do pagamento, eliminando a espera de dias para a confirmação, como ainda ocorre com alguns boletos convencionais.

Outra inovação prevista na resolução é o chamado boleto dinâmico, que permitirá a transferência de titularidade quando a dívida associada ao boleto for negociada. No entanto, essa funcionalidade ainda depende de uma instrução normativa do Banco Central para ser implementada.
LEIA TAMBÉM
– Conheça o Pêndulo da Pedra da Boca, ‘rolê’ de tirar o fôlego
– Carnaval 2025: entre a Folia de Olinda e o refúgio de Pipa
– Conheça empresas do Nordeste que estão na Bolsa de Valores
– Nordeste domina o SiSU com 6 estados no top 10 de aprovados
O BC destaca que o boleto dinâmico aumentará a segurança no pagamento de títulos financeiros, como as duplicatas escriturais previstas na Lei nº 13.775/2018. Para garantir que os valores pagos sejam destinados corretamente ao credor legítimo, o boleto dinâmico será vinculado digitalmente ao título em sistemas autorizados pelo Banco Central.
A medida é vista como um avanço significativo para o mercado financeiro, especialmente para empresas de pequeno e médio porte, ao facilitar e tornar mais seguras as operações de cobrança e negociação de títulos. De acordo com o Banco Central, o boleto dinâmico será adotado em até seis meses após a aprovação dos sistemas digitais que darão suporte à sua operação.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL