O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoiará a consolidação e replicação de tecnologias sociais pedagógicas e de apoio à gestão escolar nas redes públicas de ensino em 58 municípios do Sergipe, Maranhão, Ceará, Minas Gerais, Pará, entre outros Estados. O projeto será coordenado pelo Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) e dará prioridade a municípios de até 20 mil habitantes e que tenham baixo desempenho nas avaliações no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A iniciativa consiste em implementação de Tecnologia de Apoio à Gestão (TAG) em 465 escolas públicas e a consolidação da ferramenta nas 425 escolas que já a utilizam. O TAG é um software de apoio à gestão escolar desenvolvido pelo IPTI para atender municípios brasileiros (com ênfase os que têm menos de 50 mil habitantes) que contempla múltiplas funcionalidades tais como registros de matrícula e de frequência, gerenciamento de notas, extração de relatórios, é integrado ao EducaCenso e auxilia na gestão de programas de assistência social. A ferramenta permite o monitoramento sistêmico do desempenho dos alunos e das tarefas de gestão pedagógica. Na prática, ele permite que o professor perca menos tempo com a gestão e foque no ensino do aluno.
A implementação do TAG em cada escola levará aproximadamente dez meses, com encontros mensais de capacitação (40 horas) e apoio remoto. Uma vez implantado, não haverá custos adicionais para os municípios, que continuarão a receber as atualizações de versões do sistema de forma gratuita. No âmbito da iniciativa, serão contratados, ainda, programadores para aperfeiçoamento contínuo e customização da ferramenta, visando ao atendimento às demandas coletivas dos gestores escolares.
Totalizando R$ 9,9 milhões em investimentos, o projeto receberá apoio financeiro não reembolsável do BNDES de R$ 4,9 milhões, com recursos do Fundo Socioambiental, valor correspondente a 50% do investimento total. Os 50% restantes serão aportados por parceiros financiadores trazidos pelo IPTI.
O projeto também prevê a abertura de 74 turmas para capacitação de cerca de 1.480 professores na metodologia pedagógica Synapse. A ação ocorre em dois módulos (básico e avançado), ao longo de dois anos letivos, em encontros de formação mensais que totalizam 48 horas de formação e com apoio remoto. Cada nova rede municipal envolvida participa da transmissão dos conhecimentos para redes vizinhas, a partir do engajamento dos próprios professores, que estarão capacitados para atuar como replicadores.
O Synapse consiste numa metodologia pedagógica que orienta os professores a planejarem as aulas, ritmarem o processo de aprendizagem e a realizar a contextualização do conteúdo de forma alinhada à Base Nacional Comum Curricular. A metodologia é especialmente aplicável ao ciclo de alfabetização de crianças, que compreende o primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental. O Synapse foi construído levando em conta a realidade de escolas públicas municipais, de maneira que facilita sua apropriação pelas professoras e professores, que acabam se tornando membros de uma rede de conhecimento, a Rede Synapse.
As ferramentas TAG e Synapse, que foram desenvolvidas pelo IPTI entre 2010 e 2014 de forma colaborativa com professores de escolas públicas já vêm sendo utilizadas desde 2015 por 27 municípios de Minas Gerais, Ceará, Maranhão e Sergipe. Graças a essa iniciativa, escolas de mais 31 municípios, incluindo três no Estado do Pará, passarão a ter acesso às ferramentas.
“A educação se tornou uma prioridade estratégica para o BNDES em 2022 e é nosso objetivo contribuir para a melhoria de qualidade da educação pública. Investir no desenvolvimento do corpo docente, preparando-o para os desafios contemporâneos e oferecer ferramentas de gestão aos diretores, permitindo o registro e acompanhamento dos avanços do rendimento escolar, é fundamental em qualquer cenário de progresso. O desafio é grande e a solução precisa ser replicável e escalável”, destaca Bruno Aranha, Diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do BNDES
“O Synapse é um exemplo precioso da capacidade do brasileiro de construir soluções eficazes e escaláveis para resolver problemas sociais. É uma metodologia construída por professoras de um pequeno município nordestino, que dialoga perfeitamente com a realidade da maioria das escolas e professoras do Brasil, especialmente daqueles municípios mais carentes. Para nós e para a Rede de Professores Synapse esta parceria com o BNDES é uma espécie de consolidação de uma fase de sonhos e utopias e um portal de entrada num processo de fortalecimento de uma iniciativa empreendedora e transformadora, conduzida por professoras e professores de escolas públicas, que mostram à sociedade que somos todos responsáveis pela solução dos nossos problemas”, comenta o Saulo Barretto, co-fundador do IPTI.