Quase todo mundo já ouviu uma música gringa transformada em um verdadeiro hit de forró. Há décadas que esse fenômeno ocorre no Nordeste. E essas versões cada vez mais viram sucesso.
Seja pela melodia já conhecida ou até mesmo a criatividade de quem fez a versão nordestina
O fato é que essas canções internacionais ajudam a alavancar ainda mais a música da região.
Há quem se identifique mais com a versão brasileira e transforme a música em história de vida. Nas bandas de forró, sucessos do pop e rock internacional somam-se aos acordes da sanfona, triângulo e tudo que tiver direito.
O diálogo do Forró com outros estilos contribuem muito para esse fenômeno. Bandas como Raimundos e Chico Science, que flertavam mais com Rock, já apontava para essa miscelânea musical que o movimento da Tropicália apontou lá nos anos 60.
Contudo, com o forró ganhando mais elementos eletrônicos e instrumentos no palco, buscar no exterior fontes de inspiração e matéria-prima para novas canções se tornou natural e muitas vezes até divertida.
Versões de Músicas gringas que são sucesso no Forró
Agora Estou Sofrendo
Responsável por versões de músicas das divas do pop, a banda Calcinha Preta viralizou com a última regravação de Agora Estou Sofrendo, com o cantor de heavy metal Edu Falaschi, que escreveu a canção em inglês Bleeding Heart. O próprio compositor já deu entrevistas falando de quando foi convidado pela Calcinha Preta para participar de um DVD dividindo os vocais. Ele ressaltou que nunca viu uma estrutura e presença de público tão marcantes.
Planeta de Cores
Essa música da cantora Laura Pausini faz até hoje muito sucesso em qualquer playlist de Forró. Gravada originalmente pelo Forrozão Tropykália, essa música teve sua versão brasileira definitiva feita pelo saudoso cantor paraibano Gabriel Diniz em dueto com Mara Pavanelli.
LEIA TAMBÉM:
– Como o Nordeste virou a região que mais cresce no Brasil
– São João: 5 dicas para se recuperar dos exageros culinários
– Mostra Piauí Sampa vai até sábado e apresenta todos os potenciais do estado
– Bandas transformam músicas gringas em hits de forró
Outros sucessos
LEIA TAMBÉM:
– Por que hoje é a noite mais longa do ano no Nordeste?
– Brasil já teve duas Paraíbas e uma era fora do Nordeste
– Saída do El Niño e vinda de La Niña remexerá clima do Nordeste
Em suma, as versões de forró de músicas internacionais são parte da trilha sonora da vida de milhares de pessoas Nordeste afora. Contudo, essa vertente do forró nordestino não diminuem outros tantos hits que há décadas aninam os shows e as playlists de quem gosto do estilo. Dessa forma, a união de versões com composições próprias só potencializa a força do Forró não só no Nordeste. Mas também em diversas regiões do Brasil.