Um Decreto do Governo Federal autoriza o Banco do Nordeste a aumentar o seu capital social. A matéria foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (20). Essa medida traz importantes repercussões para o setor financeiro e para a região Nordeste como um todo.
O que vai ocorrer com o Banco do Nordeste?
O aumento de capital social do Banco do Nordeste do Brasil S.A. se realizará por meio da emissão de novas ações ordinárias nominativas e escriturais, sem valor nominal. Esse aumento contemplará:
- Um montante de até R$ 1.400.000.000,00 (um bilhão e quatrocentos milhões de reais), correspondente ao adiantamento para futuro aumento de capital, transferido pela União, conforme estipulado pela Lei nº 14.774, de 26 de dezembro de 2023, e pelo Decreto nº 11.868, de 28 de dezembro de 2023.
- Valores referentes à atualização dos recursos mencionados no item anterior pela taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia – Selic, de acordo com o Decreto nº 2.673, de 16 de julho de 1998.
LEIA TAMBÉM:
– BYD quase dobra o valor de investimento na implantação de fábrica na Bahia
– O Nordeste será sede de encontro do G2
– Nordeste terá mais calor e chuvas abaixo da média no outono
– Praia da Pipa terá Festival Gastronômico Lunar; entenda
Participação da União e dos Acionistas Minoritários
Com isso, a União vai subscrever ações conforme a proporção de sua participação no capital social do Banco do Nordeste do Brasil S.A. Além disso, poderá subscrever ações na proporção da participação dos acionistas minoritários, caso estes não exerçam seu direito de preferência dentro do prazo estabelecido pela assembleia geral de acionistas.
O que o aumento de capital proporciona?
O aumento de capital proporcionará recursos adicionais para investimentos em projetos que impulsionem o crescimento regional. Desse modo, promovendo mais oportunidades e melhorias para os habitantes do Nordeste brasileiro. Acompanharemos de perto os desdobramentos dessa importante medida para a economia nacional.