Evento marcou o início dos trabalhos de capacitação e contou duas palestras de especialistas em inovação e projetos disruptivos.
O presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, esteve com os representantes de 60 startups selecionadas pelo programa de aceleração Delta-V, o primeiro dos cinco projetos contemplados pelo edital do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci).
Para o presidente Paulo Câmara, o evento marca um momento importante para a atuação do BNB no apoio às startups porque envolve o primeiro projeto a formalizar parceria com o Banco após o primeiro edital voltado, exclusivamente, às aceleradoras. “Nesse edital, apoiamos cinco projetos mobilizando R$ 8 milhões. O Banco busca contribuir para a geração de inovação e dinamização da economia regional, promovendo mentoria, capacitação e conexões para as startups”, afirma.
O Delta-V é o programa da aceleradora Casa Azul, de Fortaleza, e tem a missão de potencializar as oportunidades de crescimento de 60 startups, sendo 30 na fase de ideação e 30 na etapa de tração. Além disso, o programa irá premiar seis de empresas iniciantes com o valor total de R$ 300 mil ao final dos sete meses de acompanhamento.
As aceleradoras aprovadas no edital devem executar Programas de Educação Empreendedora com duração de até 12 meses e divididos em dois módulos: Ideação e Tração. Cada projeto selecionado ofertará 60 vagas para startups, sendo 30 para o módulo Ideação e 30 para o de Tração.
Premiação
Os critérios de seleção das startups vencedoras são engajamento nas atividades do programa, evolução de indicadores de desempenho durante o período de aceleração e nota dada por uma banca de avaliação aos pitches apresentados pelas startups durante o Demoday. A premiação será conferida a três empresas que estão na fase de ideação – com valores de R$ 20 mil, R$ 30 mil e R$ 40 mil – entre as 30 que selecionadas pelo programa. As outras três premiadas serão escolhidas entre as 30 da fase de tração – com R$ 60 mil, R$ 70 mil e R$ 80 mil.
REDAÇÃO com Assessoria