O Banco do Nordeste esteve presente no lançamento do Programa Acredita no Primeiro Passo no Piauí, realizado ontem (1º) em Teresina.
O evento, promovido pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), visa facilitar o acesso ao microcrédito para fomentar o empreendedorismo entre os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Desde a implementação do programa, cerca de 300 contratos foram formalizados através do Crediamigo, o programa de microfinanças urbanas do Banco do Nordeste, no Piauí.
Essa iniciativa é fruto de um recente acordo entre o Banco do Nordeste e o MDS, abrangendo todas as áreas de atuação da instituição
Dona Maria de Fátima Oliveira, cliente do Crediamigo desde 2017, é um exemplo de sucesso do programa. Durante a pandemia, ela começou a produzir quentinhas em sua casa e continuou com a venda de cosméticos e confecções. Dona Fátima, que faz parte do CadÚnico, já completou dezenove ciclos de microcrédito e formalizou um novo contrato no âmbito do Acredita durante a cerimônia. “O Crediamigo sempre foi uma grande oportunidade para mim, e o Acredita trouxe ainda mais vantagens. Com os R$ 5 mil que recebi, vou reformar a cobertura da minha cozinha e investir em outras melhorias para o meu negócio”, afirmou.
Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste, enfatizou a relevância do programa. “É fundamental oferecermos condições para que pessoas como a Dona Fátima possam iniciar seus negócios. Nosso objetivo é expandir o acesso ao crédito, com agilidade, para que mais pessoas possam melhorar suas vidas e contribuir para o desenvolvimento da nossa região”, declarou.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, também comemorou o lançamento do programa. “É uma grande satisfação recebermos mais essa iniciativa. Estamos empenhados em gerar oportunidades para micro e pequenos empreendedores, e o Acredita se soma a outras ações importantes, especialmente com o apoio do Banco do Nordeste. O Piauí foi o estado do Nordeste que mais cresceu em volume de crédito para pessoas jurídicas em 2023, considerando todos os bancos. Precisamos continuar apresentando novas facilidades e melhores condições de pagamento para nossos empreendedores”, destacou.
LEIA TAMBÉM:
– Capital no Nordeste registra queda no preço da Cesta Básica
– Por que a transição energética vai mudar a cara do Nordeste?
– Nordeste tem 10 destinos com mais procura no 2º semestre
– Quais esportes não poderiam faltar se as Olimpíadas fossem no Nordeste?
Wellington Dias, ministro do MDS, ressaltou a importância da colaboração entre diferentes instituições para fortalecer o crédito ao microempreendedor no Brasil. Ele mencionou que, no Piauí, aproximadamente 2,2 milhões de pessoas estão inscritas no CadÚnico, e que o Acredita já efetivou mais de três mil contratos em pouco mais de um mês de operação. Durante o evento, foi formalizado um convênio para o repasse de R$ 15 milhões em recursos do Banco do Nordeste para a Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado (Badespi).