O Banco do Nordeste (BNB) registrou um resultado histórico no Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/2024, aplicando R$ 8,7 bilhões, um aumento de 87% em relação ao período anterior.
Esse montante foi distribuído em mais de 665 mil operações de crédito
Esse valor, já superou a meta do banco e atingindo 102,4% dos R$ 8,5 bilhões projetados até o final de junho.
O presidente do BNB, Paulo Câmara, destacou a importância do crédito de qualidade que chegou aos produtores que necessitam de apoio financeiro para continuar fornecendo alimentos aos brasileiros. “Temos a satisfação de cumprir antecipadamente o desafio proposto pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) para o Plano Safra, o que comprova que estamos no caminho certo. A aplicação dos recursos em atividades produtivas no meio rural é a concretização da missão do Banco do Nordeste de promover o desenvolvimento da região, priorizando segmentos com pouco acesso ao sistema bancário tradicional”, afirmou.
Paulo Câmara enfatizou ainda que o crédito concedido pelo Banco do Nordeste considera aspectos ambientais e sociais. “O diferencial da ação creditícia do BNB é o incentivo à produção sustentável de alimentos saudáveis, à mecanização e tecnificação para reduzir a penosidade do trabalho no campo e o compromisso com a ampliação do atendimento a empreendimentos de agricultoras familiares, visando a equidade de gênero”, ressaltou.
Para alcançar esses resultados impressionantes, o Banco do Nordeste expandiu o atendimento do Agroamigo, seu programa de microfinança rural, que aumentou o número de agentes de 1.066 no ano passado para 1.285. O Agroamigo opera com microcrédito rural em toda a área de atuação do BNB.
LEIA TAMBÉM:
– Por que hoje é a noite mais longa do ano no Nordeste?
– Brasil já teve duas Paraíbas e uma era fora do Nordeste
– Quais cidades do Nordeste é feriado no São João?
O Plano Safra 2023/2024 é uma iniciativa do Governo Federal destinada a apoiar o setor agropecuário, oferecendo linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas para produtores rurais, desde agricultores familiares até grandes produtores. No âmbito do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o programa inclui crédito rural e programas para médios e grandes produtores.