Durante a Abav Expo, celebrando seu 50º aniversário, a feira da Associação Brasileira das Agências de Viagens, que encerrou suas atividades na última sexta-feira (29), no Riocentro, na bela cidade do Rio de Janeiro, a Bahia foi honrada com um prêmio de excelência em hospitalidade, de acordo com uma pesquisa conduzida pela plataforma de gestão de destinos Data Appeal Company. O reconhecimento foi entregue à Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), reafirmando a reputação do estado em receber os visitantes com hospitalidade ímpar.
“Este prêmio na categoria de hospitalidade se soma a outros recentemente conquistados pela Bahia, destacando-se em áreas como infraestrutura e gastronomia. Isso confirma a alta qualidade dos nossos serviços turísticos. Por isso, o estado continua a liderar não apenas em termos econômicos no setor, com um crescimento notável desde 2021, pós-pandemia, mas também com perspectivas de um progresso ainda mais expressivo”, celebrou Maurício Bacelar, titular da Setur-BA.
O governo da Bahia tem feito investimentos significativos na capacitação dos profissionais que atendem os turistas, oferecendo cursos de aprimoramento para empresários, profissionais e gestores municipais que atuam diretamente na estruturação dos destinos nas 13 regiões turísticas do estado. Entre as iniciativas lideradas pela Setur-BA, destaca-se o programa TurisQualy, que disponibiliza sete mil vagas em cursos online gratuitos, abrangendo temas como planejamento, promoção, comunicação e idiomas. Além disso, a secretaria mantém uma parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) para o curso de graduação em gestão de turismo.
LEIA TAMBÉM:
– A ponte dos sonhos: obra que ligará Cabedelo a Lucena vai sair do papel
– Estado do Nordeste impressiona e dispara atividade industrial em 50%
– O dia em que Jorge Amado inspirou o Paralamas a compor um clássico da música brasileira
– Conheça a Serra da Barriga, símbolo do Brasil colonial no coração do Nordeste
Essas ações promovidas pela Setur-BA foram amplamente divulgadas na Abav Expo, durante três dias de destaque aos destinos brasileiros e intensas rodadas de negócios, reunindo duas mil marcas e aproximadamente 40 mil participantes. O estande da Bahia se destacou com a degustação de acarajé, a presença de baianas típicas, uma oficina sobre turbantes de origem africana e informações detalhadas sobre as experiências turísticas proporcionadas pelo estado.
SOBRE O EXELÊNCIA EM HOSPITALIDADE NO TURISMO
Hospitalidade no turismo se refere à qualidade de acolhimento, atenção e cuidado oferecidos aos visitantes em um destino turístico. É a capacidade de receber e tratar os turistas de forma amigável, cortês e atenciosa, proporcionando-lhes uma experiência positiva e memorável.
Isso vai além de simplesmente fornecer um serviço eficiente. Envolve também a criação de um ambiente acolhedor e confortável, onde os visitantes se sintam bem-vindos e valorizados. A hospitalidade no turismo pode se manifestar em diversos aspectos, como na qualidade dos serviços de hospedagem, na atenção dos funcionários, na oferta de informações úteis e na disposição em ajudar os turistas a se orientarem na região.
Uma boa hospitalidade contribui significativamente para a satisfação do turista e pode influenciar positivamente a sua percepção do destino, incentivando-o a retornar no futuro e a recomendar o local a outras pessoas. Portanto, a hospitalidade é um elemento crucial para o sucesso de qualquer destino turístico.