Início » Turismo » Bahia de Todos os Fortes: Uma rota histórica que resgata a defesa de Salvador

Turismo

Bahia de Todos os Fortes: Uma rota histórica que resgata a defesa de Salvador

Salvador, capital da Bahia, acaba de ganhar um novo atrativo turístico-cultural: Bahia de Todos os Fortes – Uma Viagem na História dos Guardiões da Baía de Todos-os-Santos. Lançado em 29 de setembro pela Secretaria de ...
Eliseu Lins, da Agência NE9
30 de setembro de 2025 - às 04:20
Atualizado 30 de setembro de 2025 - às 04:20
4 min de leitura

Salvador, capital da Bahia, acaba de ganhar um novo atrativo turístico-cultural: Bahia de Todos os Fortes – Uma Viagem na História dos Guardiões da Baía de Todos-os-Santos. Lançado em 29 de setembro pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), esse roteiro celebra as fortificações militares que protegem a cidade desde os tempos coloniais. O termo de compromisso foi assinado no Quartel da Mouraria, no centro histórico, entre o secretário estadual Maurício Bacelar e representantes da 6ª Região Militar do Exército.

Forte da Bahia de Todos os Santos foto Setur divulgação

Principais Fortes da Rota em Salvador

O roteiro reúne algumas das estruturas militares mais emblemáticas de Salvador, como:

  • Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat – Também conhecido como Forte de São Felipe. Começou a ser construído entre 1582-1587, com várias reformas ao longo dos séculos. Possui vista privilegiada para a Baía de Todos-os-Santos e destaca-se por sua combinação de arquitetura antiga colonial e traços mais militares.
  • Forte de São Diogo – Localizado na base do Morro de Santo Antônio, junto à Praia do Porto da Barra. Foi construído no início do século XVII e reconstruído em 1694. Sua função histórica era impedir desembarques inimigos nessa área.
  • Forte de Santa Maria – Também parte do conjunto defensivo da Barra; erguido logo após a invasão holandesa e reconstruído em 1694. Possui arquitetura típica da época colonial.
  • Forte São Pedro – Atua como defesa do limite sudoeste da Salvador colonial; erguido entre meados do século XVII e início do XVIII. Foi também palco de episódios ligados à luta pela independência brasileira.

Valores e Impactos do Novo Roteiro

  • Preservação Histórica e Cultural: A rota contribui para reforçar a memória das defesas históricas de Salvador, valorizando bens tombados e resgatando narrativas do passado, como os combates contra invasores (holandeses, corsários) e as transformações arquitetônicas ao longo dos séculos.
  • Turismo Qualificado: Com treinamento de guias turísticos já em curso, o roteiro permitirá visitas guiadas seguras, contextualizadas, com maior propriedade, oferecendo uma experiência educativa e cultural. (Já foram entregues certificados de capacitação do trade turístico.)
  • Geração de Emprego e Renda: Segundo o secretário Maurício Bacelar, a iniciativa vai além do resgate histórico — terá impacto direto na economia local, estimulando o setor turístico, serviço de guias, comércio, alimentação etc.

Contexto Histórico e Importância

  • A Baía de Todos-os-Santos foi, desde o início da colonização, um ponto estratégico para defesa e comércio. Os fortes construídos ao longo da orla de Salvador formavam um sistema de fortificação que respondia às ameaças externas (holandeses, corsários) e internas.
  • Alguns desses fortes já estavam na Lista Indicativa do Patrimônio Mundial da UNESCO, como parte das “Fortificações do Brasil”. Isso inclui Santa Maria, São Diogo, São Marcelo, Monte Serrat e Santo Antônio da Barra.

LEIA MAIS – Cinco destinos no Nordeste para aproveitar a baixa temporada

Possíveis Extensões e Parcerias Futuras

O secretário mencionou que existe estudo para ampliar parcerias com outras forças (militares/culturais/instituições de preservação), o que pode aumentar o leque de fortalezas envolvidas, melhorar acessos, sinalizações, infraestrutura turística e integração com roteiros culturais já consolidados em Salvador.

Portanto, com o lançamento da rota Bahia de Todos os Fortes, Salvador fortalece ainda mais seu papel como destino turístico cultural no Brasil. Além de preservar parte essencial da memória nacional, o novo roteiro oferece experiências únicas para moradores e visitantes, unindo história, arquitetura e paisagens deslumbrantes da Baía de Todos-os-Santos. Afinal, a iniciativa coloca a capital baiana em posição de destaque no turismo histórico-militar e projeta novas oportunidades de desenvolvimento econômico e cultural para o estado da Bahia.

LEIA TAMBÉM

Eliseu Lins

Eliseu Lins é baiano de nascimento e paraibano de coração. Jornalista formado na UFPB, tem mais de 20 anos de atuação na imprensa do Nordeste. É pós-graduado em jornalismo cultural e ocupa o cargo de editor-chefe do NE9 desde 2022.