Comitiva da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) esteve em Goiânia para conhecer as ações da Agrodefesa e estabelecer acordo para ter acesso ao Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago)
Bahia busca estabelecer parceria com o Governo de Goiás para implementar tecnologia agropecuária goiana, reconhecida como referência nacional. Representantes da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realizaram uma visita à Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) com o objetivo de conhecer as ações realizadas no estado e firmar um acordo para ter acesso ao Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago).
Em 2019, o Governo da Bahia já havia firmado um Termo de Cooperação com Goiás para utilizar o Sidago, porém, o processo não prosseguiu. Agora, a nova diretoria da Adab retomou o interesse pela tecnologia, desenvolvida em Goiás para facilitar a vida do produtor rural. A plataforma permite ao produtor, através do celular, acessar o sistema e realizar diversas atividades, como emitir Guias de Trânsito Animal (GTAs), emitir notas fiscais, cadastrar lavouras, autorizar aquisição de mudas, consultar rebanho, declarar vacinação, entre outros serviços.
O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, ressalta que o Sidago é uma plataforma que se tornou referência no país, sendo exportada para 14 estados que assinaram acordos de cooperação para utilizá-la e desburocratizar o trabalho do produtor rural. Ele destaca que a plataforma é uma aliada do campo, garantindo a sanidade animal e vegetal dos produtos comercializados pelo setor agropecuário.
Para o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Menezes Luz, a tecnologia é importante pois fortalece as ações das defesas agropecuárias nos estados e trará resultados positivos para quem aderir ao sistema.
Desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) da Agrodefesa, o Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás integra informações estratégicas sobre defesa agropecuária animal e vegetal, possibilitando o acompanhamento em tempo real do trânsito agropecuário e a tomada assertiva de decisões. A plataforma oferece informações para a tomada de decisões estratégicas no campo, sendo acessível de qualquer lugar do país para pecuaristas e agropecuaristas cadastrados, contribuindo para modernizar e agilizar os serviços oferecidos aos produtores rurais.
Para usar o Aplicativo, o produtor deve possuir login e senha do Sidago. Caso ainda não possua, poderá obter uma senha acessando o site da Agrodefesa (www.agrodefesa.go.gov.br), no ícone Sidago e depois no link Primeiro Acesso.
REDAÇÃO com Assessoria