Início » Turismo » Azul destaca capitais no Nordeste em voos extras no verão 2025/2026

Turismo

Azul destaca capitais no Nordeste em voos extras no verão 2025/2026

A Azul Linhas Aéreas, líder em número de voos diários e cidades atendidas no Brasil, anunciou uma malha aérea especial para a alta temporada de verão entre 13 de dezembro de 2025 e 1º de ...
Eliseu Lins, da Agência NE9
5 de agosto de 2025 - às 07:46
Atualizado 5 de agosto de 2025 - às 07:46
4 min de leitura

A Azul Linhas Aéreas, líder em número de voos diários e cidades atendidas no Brasil, anunciou uma malha aérea especial para a alta temporada de verão entre 13 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026. Serão mais de 3.600 voos extras operando em todas as regiões do país, com 520 mil novos assentos ofertados. Dessa maneira, o Nordeste, em especial, ganha protagonismo na operação, com várias capitais recebendo reforço nas conexões e novos destinos.

A princípio, o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, será o principal ponto de partida da malha sazonal da Azul. Pela primeira vez, a companhia converterá 45% dos voos corporativos em rotas de lazer, priorizando destinos turísticos do litoral nordestino. Além disso, a operação inclui voos inéditos e o aumento expressivo da capacidade de embarque de cargas — cerca de 32 toneladas a mais por dia.

Capitais do Nordeste ganham protagonismo na temporada

Cinco aeroportos nordestinos terão aumento significativo na malha aérea: João Pessoa (PB), Natal (RN), Maceió (AL), Salvador (BA) e Ilhéus (BA). Entretanto, alguns destinos vão registrar aumento superior a 600% na frequência de voos partindo de Congonhas.

Segundo a Azul, a estratégia atende à alta demanda turística da região durante o verão e fortalece o turismo regional e nacional.

Engorda da orla de Ponta Negrav em Natal foto reprodução
Praia de Ponta Negra foto divulgação

Por que essas capitais foram escolhidas?

Confira na tabela abaixo os motivos pelos quais os principais destinos nordestinos foram destacados na malha especial da Azul:

Capital/DestinoMotivo do destaque
João Pessoa (PB)Aumento de 600% nas decolagens a partir de Congonhas e 469% na oferta de assentos; forte demanda por turismo de sol e mar
Maceió (AL)Ampliação de voos em 250% e 219% mais assentos; conhecida por suas praias e resorts
Salvador (BA)Inclusa em nova rota Congonhas-Salvador; capital histórica com grande fluxo de turistas nacionais e internacionais
Ilhéus (BA)Novo destino na malha de verão; destaque para turismo ecológico e literário
Natal (RN)Retorno dos voos diários saindo de Congonhas; importante polo turístico do Nordeste com demanda crescente

Novas rotas da Azul para o verão 2025/2026

Além dos reforços para o Nordeste, a Azul anunciou novas rotas estratégicas para o verão:

  • Congonhas – Foz do Iguaçu
  • Congonhas – Salvador
  • Curitiba – Recife
  • Ribeirão Preto – Fortaleza
  • Confins – Jericoacoara
  • Entre outras conexões dedicadas ao lazer

A Azul Viagens, braço de turismo da companhia, também terá um crescimento expressivo. Afinal, serão mais de 4.460 voos dedicados a pacotes turísticos, o que representa uma alta de 111% em comparação com a baixa temporada.

Hotel em Jeri foto reprodução

LEIA MAIS – Três destinos fora da curva para você se surpreender com o Nordeste

Expansão estratégica da malha aérea nacional

De acordo com André Mercadante, diretor de Alianças, Malha e Revenue Management da Azul, a estratégia é tem o objetivo de reforçar a conectividade aérea do país, especialmente em destinos turísticos de alta demanda.

“Queremos oferecer mais opções de lazer, voos diretos e fortalecer nossa presença em mercados estratégicos. O Nordeste, como uma das regiões mais procuradas no verão, terá papel central nesse plano”, destacou o executivo.

Portanto, com a iniciativa, a Azul reforça seu compromisso com a expansão do turismo interno e proporciona aos brasileiros — e também estrangeiros — mais oportunidades para viajar com conforto, conectividade e variedade de destinos durante a estação mais movimentada do ano.

LEIA TAMBÉM

Eliseu Lins

Eliseu Lins é baiano de nascimento e paraibano de coração. Jornalista formado na UFPB, tem mais de 20 anos de atuação na imprensa do Nordeste. É pós-graduado em jornalismo cultural e ocupa o cargo de editor-chefe do NE9 desde 2022.