A terceira edição da ART.PE – Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco – está fortalecendo a posição do Nordeste como um importante polo no mercado de arte. O evento, que vai até 30 de junho, ocupará o Terminal Marítimo de Passageiros, no Porto do Recife.
Durante os cinco dias de feira, é esperado um público de 14 mil pessoas, um aumento de 20% em relação ao ano anterior
A visitação estará aberta das 14h às 21h, e em paralelo, haverá uma exposição de esculturas de Abelardo da Hora no bairro da Várzea, no Recife.
Participação e Direção Artística
Nesta edição, participam 30 galerias e instituições, sendo 20 do Nordeste, além de representações do Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Portugal. A direção artística é composta por Beth da Matta, Mônica Bouqvar e Filipe Campello, enquanto a produção fica a cargo da Archi Cultural, dirigida por Diogo Viana, idealizador do ART.PE.
Museus e Projetos Sociais
Entre os museus participantes estão a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, o Museu de Arte Moderna Aloizio Magalhães (MAMAM) e o Instituto Ricardo Brennand (IRB). Também marcam presença projetos sociais como a ONG Paramar e o Movimento Pró-Criança.
“ART.PE se consolida como um evento significativo no mercado nacional de artes visuais, atraindo artistas e colecionadores”, afirma Diogo Viana, arquiteto e produtor da feira.
Centenário de Abelardo da Hora
A exposição “Hora, substantivo feminino” apresentará seis esculturas do artista Abelardo da Hora, em cartaz de 28 de junho a 28 de julho no Quintal da Iron House, no bairro da Várzea. A curadoria é de Carlos Mélo. Clara da Hora, neta do artista, destaca a importância da exposição: “Ele foi um agente político e cultural, cuja obra está profundamente enraizada na cultura pernambucana.”
Salão de Fotografia
Uma novidade desta edição é o Salão de Fotografia, com curadoria de Gustavo Bettini, diretor do Ateliê de Impressão. O espaço contará com cerca de 20 artistas, incluindo nomes como Alcir Lacerda, Akira Cravo, e Alexandre Severo. “A ideia é apresentar ao público a fotografia como arte, mostrando as possibilidades da imagem”, explica Bettini.
Outros Espaços e Atividades
Além do Salão de Fotografia, a ART.PE contará com a Arena BNB Cultural: Nordeste Expandido, que oferecerá palestras, rodas de conversa, lançamentos de livros e atividades voltadas ao mercado de arte. O Salão de Design terá a presença das lojas Na Rosenbaum, Na Foz, Desenho Design e MV Cerâmica, com curadoria ART.PE.
Área Gastronômica
A Área Gastronômica contará com o Restaurante Cá-Já, o bar Liamba, a sorveteria Degusta, a cafeteria Um Certo Café e o Wine Bar, com vinhos da WineConcept Brasil.
Patrocinadores
A Iquine, uma das patrocinadoras do evento, terá um espaço de 60 m² assinado pela arquiteta Cláudia Buchholz, inspirado na campanha publicitária comemorativa aos 50 anos da marca, valorizando a identidade cultural brasileira.
A ART.PE promete ser um evento marcante, consolidando ainda mais o Nordeste como um importante centro do mercado de arte contemporânea no Brasil.
– Estado do Nordeste dispara 60% no turismo internacional
– Fortaleza é um dos 5 destinos mais buscados para julho
– Como o Nordeste virou a região que mais cresce no Brasil
– Estado do Nordeste dispara 60% no turismo internacional
Serviço:
Exposição “Hora, substantivo feminino”
Data: De 28 de junho a 28 de julho, das 14h às 20h
Local: Quintal da Iron House (R. João Francisco Lisboa, 385 – Várzea)
Acesso gratuito
3ª ART PE – Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco
Data: De 26 a 30 de junho, das 14h às 21h
Local: Terminal Marítimo de Passageiros, do Porto do Recife
Acesso gratuito para a Arena Arte e Mercado de palestras