Os alunos do Qualifica Recife, programa de qualificação profissional desenvolvido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE), aprovaram as atividades de educação à distância realizadas durante a pandemia da covid-19. De acordo com questionário aplicado pela equipe da STQE, 63,7% dos estudantes consideram que os conteúdos repassados pelos professores têm “ajudado muito” em sua formação profissional e 95,3% deles vêm conseguindo acompanhar os assuntos repassados.
“Estimulamos nossos professores a continuarem em contato com os alunos, ministrando as aulas via internet e mandando conteúdos pedagógicos. Ficamos muito felizes por ver que a resposta foi positiva”, afirma o secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife, Antônio Júnior. O levantamento mostrou também que 75,2% dos estudantes permaneceram em contato com suas escolas de qualificação e que cerca de 87% deles receberam conteúdos durante a pandemia.
As aulas, que acontecem na rede de 17 escolas profissionalizantes da Prefeitura do Recife, estão suspensas desde março, devido à pandemia. Com cerca de 5 mil alunos inscritos, o Qualifica Recife tem atualmente 49 cursos, como Auxiliar Administrativo; Mecânico de Bicicleta, Cabeleireiro, Cuidador de Idosos; Libras; Culinário; Garçom; entre outros. São cursos com duração média de cinco meses, que têm por objetivo qualificar a população para o mercado de trabalho, permitindo a capacitação e atualização exigida pelo mercado de trabalho.
FONTE: GABINETE DE IMPRENSA PMR