O gasoduto que liga o Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) e o Complexo Termelétrico da Eneva à rede da Transportadora de Associada de Gás (TAG) foi inaugurado nesta terça-feira, 23.
Este projeto de conexão facilita o acesso a uma fonte de suprimento para atender à demanda nacional de gás natural
Conforme informado pelo Governo de Sergipe, o estado agora abriga o primeiro terminal privado conectado à rede da TAG no Brasil. “Esse gás não fica em Sergipe; o estado se torna um centro de comercialização de gás para todo o Brasil”, afirmou Gustavo Labanca, CEO da TAG.
Para conectar o terminal, a empresa construiu um gasoduto de aproximadamente 25 km, atravessando três municípios: Rosário do Catete, Santo Amaro das Brotas e Barra dos Coqueiros, com capacidade para transportar 14 milhões de m³ de gás por dia.
Além disso, o projeto contou com um investimento total de R$ 350 milhões no estado. O Governo de Sergipe apoiou a construção por meio da concessão de incentivos fiscais, aprovados pelo Conselho de Desenvolvimento Industrial de Sergipe (CDI), o que ajudou a reduzir os custos de aquisição dos tubos fabricados, favorecendo a implementação do terminal da Eneva.
. LEIA TAMBÉM:
– Nordeste tem 2 cidades entre as campeãs de eleitores no Brasil
– Grande Salvador terá 7 novos mil empregos com fábrica alemã
– Recife é a capital do Nordeste mais favorável à abertura de novos negócios
– Estado do Nordeste usa agricultura familiar para ser o maior produtor de mel do Brasil
De acordo com Valmor Barbosa, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec), a construção deste gasoduto marca o início do hub de gás de Sergipe, tanto no Nordeste quanto no Brasil.
Ele também destacou que Sergipe pode oferecer uma segurança energética, tanto regional quanto nacionalmente, graças a suas grandes reservas de gás natural.