O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaZPE de Parnaíba realiza primeira exportação para a Europa nesta segunda-feira

ZPE de Parnaíba realiza primeira exportação para a Europa nesta segunda-feira

Vinte toneladas de cera de carnaúba serão despachadas para a Espanha

A Área de Despacho Aduaneiro (ADA) da Zona de Processamento de Exportações do Estado do Piauí (ZPE do Piauí), localizada em Parnaíba, realiza, nesta segunda-feira (21), operação de despacho aduaneiro de 20 toneladas de cera de carnaúba para a Espanha. Será a primeira operação de envio de mercadoria desembaraçada da ZPE do Piauí para o exterior, um marco importante nas operações de comércio exterior do Piauí.

- Continua depois da publicidade -

O ato acontecerá nas instalações da ZPE do Piauí, em Parnaíba, às 14h. Autoridades do Governo do Estado, da Investe Piauí e ZPE, Receita Federal e do meio empresarial participarão. O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, explica que o desembaraço das mercadorias é feito diretamente na ZPE e os produtos serão levados para o Porto de Pecém, no Ceará, de onde seguem de navio para a Europa. “Esse processo inicia efetivamente as operações do primeiro recinto aduaneiro primário do Piauí desde o fechamento da Alfândega do Porto das Barcas, na década de 1950”, diz ele.

A cera de carnaúba exportada é produzida na primeira indústria instalada na ZPE. Antes a empresa precisava de um representante, atuando no Porto de Pecém, para realizar os procedimentos que agora são feitos por despachantes e auditores da Receita Federal do Brasil, dentro da ZPE do Piauí. O avanço representa redução de custo e tempo.

“A mercadoria sairá da ADA da ZPE do Piauí em trânsito rodoviário até Pecem. Ao sair de nossa ADA a mercadoria já estará em trânsito internacional. Quando chegar em Pecém, só resta colocar em cima do navio”, explica Victor Hugo.

Com o início das operações de exportação, a ADA da ZPE do Piauí passa ser a principal conexão do Estado com o comércio exterior, especialmente por ser o local com a melhor estrutura para as operações de embaraço e desembaraço de mercadorias.

INVESTIMENTOS E NOVOS NEGÓCIOS – Inaugurada em fevereiro deste ano, a ZPE do Piauí consumiu mais de R$ 50 milhões de recursos do Governo do Estado e representa um marco na atração de investimentos e perspectivas de novos negócios para o Piauí. Foi implantada a partir da criação da Investe Piauí, agência de atração de investimentos estratégicos idealizada em 2021 pelo governador eleito Rafael Fonteles, na época secretário de Fazenda, e aprovada pelo então governador Wellington Dias.

Duas empresas industriais já estão instaladas na ZPE e produzindo para o Brasil e o exterior, além de oito startups das áreas de tecnologia e inovação. Há ainda outros 11 projetos de empresas industriais em análise no Ministério da Economia para instalação na ZPE.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Circuito Mundial de Beach Tennis está acontecendo no Nordeste

Pela primeira vez, Sergipe se torna palco da etapa BT100 do Circuito Mundial de Beach Tennis, consolidando sua posição como um novo destino de...